Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Congressos

Conferência Internacional: Out of Place- Migration, Memory and Emotions

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arte, Chamada para trabalhos, Cinema, Estudos Culturais, Literatura, Memória , Migrações

Conferência Internacional OUT OF PLACE: Migration, Memory and Emotions

Data: 14-15 Novembro 2019
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Prazo para submissão de propostas: 28 Junho 2019 (prazo alargado)
Notificação de aceitação: Julho 2019

Línguas de trabalho: inglês e português

Por favor envie o seu resumo (300 palavras) para outofplace2019@gmail.com

Ao longo dos séculos XX e XXI, diversas comunidades à escala mundial vivenciam fenómenos como conflitos políticos e económicos, guerras, migrações voluntárias ou involuntárias, colonialismo e pós-colonialismo, situações desencadeadoras de sentimentos de perda e desajuste. No confronto com novos lugares e realidades, as pessoas têm sido continuamente forçadas a uma tradução e redefinição da sua identidade cultural, processo não raras vezes acompanhado de violência ideológica e étnica. Mesmo quando as comunidades encontram novos locais de pertença, a sensação de deslocação, de estranheza ou de inquietude permanece. Através da expressão artística destas experiências, o sujeito deslocado poderá, eventualmente, superar a perda do seu local de origem e língua, e lidar com as emoções resultantes desta separação. De facto, a expressão artística poderá até contribuir para a organização de emoções, sentimentos e maneiras de pensar, que são inicialmente distintos dos da cultura de acolhimento. Nos últimos anos, a literatura e as outras artes têm-se centrado no relacionamento positivo com a deslocação e têm acolhido polinizações e interacções transculturais. O fenómeno da transculturalidade deve ser considerado e entendido como algo que possibilita a formação de identidades multifacetadas e fluidas, e que resulta de encontros ou desencontros culturais.  Esta conferência tem como objectivo promover uma reflecção crítica em torno das emoções e memórias de migrantes, refugiados e expatriados, tal como são representadas na literatura, nas artes e em práticas culturais, atendendo ao contexto socio-político e cultural no qual ocorrem.

Aceitam-se propostas no âmbito dos estudos sobre migração, estudos culturais, estudos literários, estudos fílmicos, estudos de memória, arte, e de outras áreas relevantes.

Oradora convidada: Birgit Neumann, Heinrich-Heine Universität Düsseldorf

A conferência abrange os seguintes tópicos, não excluindo outros similares:

  • Identidades fracturadas

  • Migração e género

  • A condição de refugiado

  • Deslocação e trauma

  • Xenofobia e alteridade

  • A condição pós-imigrante

  • Conflitos culturais, problematização da integração, guetização

  • Memórias entrelaçadas

  • Muros, fronteiras e limiares

  • Memórias de retorno, desejo de regresso, desejo de pertença

  • Observando/narrando a dor da deslocação

  • Comunidades imaginadas

Taxa de inscrição: 100 euros público geral / 50 euros estudantes (early bird até 14 de Julho 2019); 150 euros / 70 euros depois de 14 de Julho.

Mais informação em: http://cec.letras.ulisboa.pt/en/call-for-papers/international-conference-out-of-place-migration-memory-and-emotions/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas