Quarta-feira, 15 de Julho de 2026
Congressos

Conferência Internacional Dramaturgias da Performance

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para painéis, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, História da Arte

Conferência Internacional Dramaturgias da Performance abre chamada de trabalhos até 31 de julho

O Grupo Performance & Cognição do Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA), em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (CEIS20), organiza a Conferência Internacional Dramaturgias da Performance, que decorre de 2 a 5 de dezembro de 2026, no Colégio Almada Negreiros da NOVA FCSH e no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), em Lisboa. A chamada de propostas está aberta até 31 de julho de 2026.

A conferência propõe uma reflexão sobre a crescente centralidade da performance na cultura contemporânea e sobre as múltiplas formas que a dramaturgia assume nos processos performativos atuais. Partindo da ideia de que a performance ultrapassa hoje os limites disciplinares tradicionais, o evento explora os seus cruzamentos com diferentes áreas do conhecimento e da criação artística, discutindo o papel da dramaturgia enquanto prática crítica e investigativa, capaz de promover o diálogo entre diferentes culturas, técnicas e meios, e convocando conceitos como cidadania, responsabilidade, democracia e participação.

A conferência reúne oradores convidados, workshops, performances e comunicações em torno de territórios conceptuais que atravessam, entre outros, as relações entre performance e arquivo, ecologia, tecnologia, política, género, cognição e coreografia. As propostas podem assumir o formato de comunicação, conferência-performance, performance ou outros formatos, em português ou inglês, com duração máxima de 15 minutos.

O IHA, Instituto de História da Arte da NOVA FCSH, integra a comissão organizadora e a comissão científica do evento, através da participação das investigadoras Sílvia Pinto Coelho e Paula Varanda.

As propostas devem ser submetidas através do formulário disponível em https://lnk.at/Dramaturgies-of-Performance. Para mais informações: dramaturgiesofperformance@fcsh.unl.pt.

Mais informações em https://dramaturgiesofperformance.fcsh.unl.pt/pt/.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas