Sábado, 15 de Dezembro de 2018
Congressos

Conferência Internacional de Estudos da Linguagem | CIELIN 2018

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Linguística

Conferência Internacional de Estudos da Linguagem
As ciências da linguagem em tempos de crise: privações, rupturas e continuidades
UnB/IFB | 24 a 27 de julho de 2018

“A realidade e a prática em sala de aula têm mostrado que a Sociolinguística voltada para a educação pode contribuir de forma significativa para melhorar a qualidade do ensino de língua materna em cursos de formação de professores porque trabalha com os fenômenos da língua em uso, com base na relação língua e sociedade e voltada para a realidade dos alunos”

Bortoni-Ricardo (2009, p. 223)

Iniciamos a apresentação da 2ª Conferência Internacional de Estudos da Linguagem com a fala de Stella Maris Bortoni-Ricardo, ilustre estudiosa cujas contribuições, em âmbito nacional e internacional aos estudos da linguagem, são deveras relevantes.

A essência do evento coaduna com a estudiosa no que tange à sensatez em atrelar o conhecimento científico às questões da vida e da sociedade. Pontuamos aqui o maior objetivo da CIELIN é reunir as reflexões de estudiosos e pesquisadores conscientes de suas posições como agentes da convergência entre a experiência e o pensar, a teoria e a prática, o conhecimento científico e as relações sociais.

Dessa forma, nesta edição, o tema apresentará e discutirá criticamente questões relacionadas às Ciências da Linguagem em tempos de crise. Espera-se que a CIELIN reúna debates, discussões e trocas epistemológicas entre graduandos e pós-graduandos nos estudos da linguagem e áreas afins, professores de educação básica da rede pública e privada, além de pesquisadores nacionais e internacionais. Todos estes terão a oportunidade de aderir suas reflexões a uma, ou mais, das seguintes temáticas: (Multi)Letramentos; Tecnologia e Linguagem; Educação (Inter)cultural; Plurilinguismo; Ensino-Aprendizagem de Língua(s); Educação Docente; Linguagem, Discurso e Sociedade; Identidade(s) e Subjetividades; Ética; Estudos dos Gêneros; Tradução; Materiais Didáticos; Multimodalidade; Sociolinguística e Políticas Linguísticas.

O resultado das atividades realizadas no evento, e os trabalhos (com)partilhados, serão divulgados através de uma publicação visando ao benefício de toda a comunidade acadêmica. Portanto, estendemos o convite a todos aqueles que se interessam pelas temáticas propostas para juntar-se a nós nesta ocasião que será, indubitavelmente, profícua e propulsora de novos intercâmbios acadêmico-científicos.

Nesta edição, teremos minicursos, plenárias/conferências e mesas-redondas. As inscrições com apresentação de trabalho seguem abertas até o dia 31 de maio de 2018, com preços diferenciados, distribuídos em categorias (alunos de graduação, alunos de pós-graduação, professores de educação básica, técnica e tecnológica, professores universitários, pesquisadores etc.). Os trabalhos podem ser apresentados como comunicação oral ou pôster (alunos de graduação).

Após o término do evento, haverá um prazo para envio dos trabalhos completos a serem publicados nos anais eletrônicos. As datas e normas serão divulgadas posteriormente.

Para maiores informações: https://gecal-unb.com.br/cielin/.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas