Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019
Congressos

Conferência Internacional Circulação e Trânsitos Artísticos na América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Acessibilidade Cultural, Arte, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Latino-Americanos, Política, Política Cultural

A Conferência Internacional Através, Desde, Para a América Latina: circulações e trânsitos artísticos dos anos 1960 à atualidade, acontece na Universidade Nova de Lisboa, nos dias 27 e 28 de Novembro de 2017. Os historiadores de arte, curadores, artistas e investigadores que desejem apresentar propostas de comunicação têm até 15 de julho para enviar resumos. Os idiomas da conferência serão o espanhol, o português e o inglês.

O evento é organizado pelo grupo “Transnational Perspectives on Contemporary Art” (Contemporary Art Studies - IHA/FCSH-UNL), o projeto “Arte numa perspectiva global” (CIEBA/FBAUL) e o projeto “Decentralized Modernities: art, politics and counterculture in the transatlantic axis during the Cold War/ MoDe(s)” (HAR2014-53834-P) (Universidade de Barcelona), juntamente com o programa Lisboa Capital Ibero-Americana da Cultura 2017.

Eixos-Temáticos

  • Papel de diversas formas de deslocação na construção da contemporaneidade artística na América Latina e além;
  • Interligação entre inscrição local e conectividade, entre habitação e circulação, entre enunciação presente e revisitação do passado;
  • Análise de projectos artísticos e curatoriais que incidam no tema em análise;
  • Exploração de trânsitos e circulações sul-sul entre América Latina, Sul de Europa, África e Ásia.
  • Interconexões entre redes artísticas e movimentos sociais e políticos desde a Guerra Fria.
  • Análise de como as redes artísticas e culturais interferiram com (ou participaram em) a geopolítica da Guerra Fria e da globalização.

Palestrantes
Maria Thereza Alves, Artista, Berlim
Carla Macchiavello, PhD, Assistant Professor in Art History, Borough of Manhattan Community College, CUNY, New York
Cuauhtémoc Medina, PhD, Curador en Jefe del Museo Universitario Arte Contemporáneo (MUAC) de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)
Isabel Plante, PhD, Professora de História da arte, CONICET-IDAES/UNSAM, Buenos Aires
Cristiana Tejo, Curadora e Doutoranda em Sociologia (UFPE), Recife / Lisboa

Mais informações no e-mail americalatinaconferencia2017@gmail.com e na página da Conferência Internacional Através, Desde, Para a América Latina.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas