Domingo, 28 de Abril de 2024

Conferência com Manuel Portela: “Interfaces Intertextuais: Teorizar, Modelar, Visualizar”

Início: Países: Portugal

Humanidades Digitais, Literatura

No dia 20 de março, pelas 17h00, Manuel Portela (FLUC) profere a conferência intitulada “Interfaces Intertextuais: Teorizar, Modelar, Visualizar”, na qual apresentará um novo módulo do Arquivo LdoD: Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego. A atividade tem lugar na Sala 203 da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Entrada livre.

Resumo

Esta conferência centra-se no artefacto computacional “Leitura Crítica”, um novo módulo do Arquivo LdoD. A interface para representação textual permite percorrer o corpus de textos críticos de forma variável e explorar relações intertextuais combinando múltiplas visualizações. Concebido como um projeto piloto para análise da leitura crítica do Livro do Desassossego enquanto prática de leitura especializada, o modelo computacional e de visualização desenvolvido baseia-se numa teoria sobre os modos de produção de intertextualidade que tentámos traduzir na estrutura e funcionalidades da interface.

Manuel Portela
Professor do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Das suas publicações, destacam-se Literary Simulation and the Digital Humanities: Reading, Editing, Writing (Bloomsbury, 2022), Arquivo LdoD (https://ldod.uc.pt/, 2017-2024, coords. Manuel Portela e António Rito Silva) e Scripting Reading Motions: The Codex and the Computer as Self-Reflexive Machines (MIT Press, 2013).

Este evento é organizado pelo projeto exploratório Ver a Árvore e a Floresta. Ler a Poesia de António Ramos Rosa à Distância (https://doi.org/10.54499/2022.08122.PTDC), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e atualmente em curso no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (https://doi.org/10.54499/UIDB/00500/2020).