Colóquio Internacional Universidade Rennes 2: “Era uma vez a revolução... portuguesa”: nos 50 anos da revolução dos Cravos
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: França
Chamada para comunicações
Colóquio Internacional
Universidade Rennes 2, Cátedra Mário Soares
30 de maio a 1° de junho de 2024
“Era uma vez a revolução... portuguesa”:
nos 50 anos da revolução dos Cravos (25 de abril de 1974)
Na noite de 24 para 25 de Abril de 1974, os “Capitães de Abril” desencadearam o seu golpe de estado em nome de um programa simples, o dos “três D”: descolonizar, democratizar e desenvolver. Acima de tudo, tratava-se pôr fim a quase catorze anos de guerra colonial, uma guerra que não podia ser ganha militarmente, que isolou Portugal na cena internacional, que absorvia quase metade do orçamento do Estado e que levava os jovens ao exílio para fugir à guerra. O antigo regime caiu no dia seguinte, com júbilo popular. Enquanto os militares exigiam calma e, se possível, que as pessoas ficassem em casa, as enormes manifestações de 1 de Maio de 1974 mostraram que o golpe de Estado se tinha transformado numa revolução, inicialmente sobre temas democráticos mas rapidamente sobre temas sociais, e até socialistas.
A universidade de Rennes 2, com o apoio do Instituto Camões e da Cátedra Mário Soares, seu antigo professor e seu primeiro doutor honoris causa, não poderiam deixar de comemorar este grande acontecimento. Associando-se à revista Lusotopie e a outros parceiros institucionais, ela acolherá um colóquio internacional sobre o 25 de abril, a decorrer entre 30 de maio e 1 de junho de 2024.
As propostas, que podem ser apresentadas individualmente ou sob a forma de um atelier (máximo de cinco intervenientes), devem ter entre 3 000 e 3 500 caracteres (incluindo espaços) e ser redigidas numa das três línguas da conferência (francês, português ou inglês). Devem ser enviadas antes de 15 de dezembro de 2023 para o endereço eletrónico da conferência: colloque25avrilrennes@gmail.com.
As respostas às propostas serão dadas até 31 de janeiro de 2024. Os candidatos cujas propostas forem aceites serão convidados a procurar financiamento junto das suas instituições de origem para as despesas de viagem e alojamento em Rennes. Os organizadores do Colóquio poderão cobrir uma parte destas despesas, dentro dos limites do orçamento disponível.
Confira em anexo a chamada na íntegra.
Mais informações no site do evento: https://50ans-oeillets.sciencesconf.org/



