Quinta-feira, 01 de Outubro de 2020
Congressos

Colóquio Internacional: Literatura e imprensa: do século XIX à atualidade

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, França

Chamada para trabalhos, Ciências da Comunicação, Jornalismo, Literatura, Media

O Colóquio Internacional: Literatura e imprensa: do século XIX à atualidade, organizado pela Universidade Estadual de Campinas e pela Université Laval acontece nos dias 4 e 5 de novembro de 2020, em modalidade online. Os investigadores interessados em apresentar trabalhos têm até 30 de agosto para enviar resumos.  Serão aceitos trabalhos em português, em francês e em inglês. Espera-se dos inscritos com apresentação de trabalhos que também participem de pelo menos 75% das sessões online.

É consensual que a multiplicação dos acervos digitais e a consequente ampliação do acesso a periódicos das mais diversas temporalidades e localidades abriram novos caminhos de investigação na perspectiva da literatura mundial. O objetivo do I Colóquio On-line Internacional Literatura e imprensa: do século XIX à atualidade é desenvolver a compreensão transnacional das intersecções entre literatura e imprensa nas Américas desde primeiros estágios da globalização, do século XIX até os dias atuais.

Esta conferência tentará fazer um balanço do que as circulações fazem à literatura, e o que a literatura faz quando circula. Estamos particularmente interessadas em projetos que cruzam ou pelo menos reúnem diferentes metodologias desde a análise monográfica e formal até pesquisas em andamento e estudos de caso que tocam, entre outros, os seguintes temas:

  • Quais textos literários circularam e circulam hoje? Como os identificamos? Quais são as razões do seu sucesso e com que público?
  • Como podemos medir a circulação de textos literários na imprensa e as diferentes velocidades de difusão, em diferentes períodos, em diferentes processos técnicos de reprodução, e diferentes territórios?
  • Como circula a literatura, segundo quais vetores e através de quais atores e prescritores na imprensa?
  • O que a circulação midiática faz à literatura? O que a literatura faz à circulação?

As cartas de aceite serão enviadas até 01 de outubro de 2020. Os vídeos devem ter entre 15 e 20 minutos e devem ser enviados ao email litetpress@gmail.com até 20 de outubro de 2020.

A inscrição para os ouvintes pode ser feita neste formulário.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas