Colóquio Internacional: "Échos d’Avril en France, regards et mouvements d’hier et d’aujourd’hui"
Início: ⋅ Fim: ⋅ Países: França
O Colóquio Internacional: "Échos d’Avril en France, regards et mouvements d’hier et d’aujourd’hui" ocorrerá das 9h às 18h30 em todos os dias, abordando reflexões e discussões interdisciplinares sobre a Revolução dos Cravos e a memória dos movimentos de resistência:
- 7 de novembro de 2024: La Contemporaine, Universidade Paris-Nanterre.
- 8 e 9 de novembro de 2024: Maison du Portugal - André de Gouveia e Maison du Brésil, Cité Internationale Universitaire de Paris (7P Boulevard Jourdan, 75014 Paris).
Entre os dias 7 e 9 de novembro de 2024, em Paris, o Centre de Recherches Interdisciplinaires sur le monde Lusophone (CRILUS) e a Cátedra Lindley Cintra da Universidade Paris-Nanterre promovem o colóquio internacional “Échos d’Avril en France.” No ano do cinquentenário da Revolução dos Cravos, o evento explora a transição da ditadura para a democracia em Portugal e reflete sobre movimentos de resistência e de memória.
O colóquio amplia debates iniciados ao longo de 2024 no ciclo de seminários “O corpo em seus movimentos, resistências, dissidências e protestos: ecos do abril português.” Estes seminários abordaram deslocamentos físicos, estilos artísticos e representações que entrelaçam temporalidades e arquivos, destacando as experiências dos corpos individuais e coletivos em contextos de resistência e transformação.
O evento também homenageia os 60 anos do início da ditadura no Brasil, comparando os processos opostos de Portugal e Brasil entre 1964 e 1985, quando Portugal conquistava a democracia e o Brasil vivia sob regime autoritário.
O colóquio conta com apresentações interdisciplinares e artísticas, incluindo uma performance da Companhia Cá e Lá, inspirada na temática abordada. Mais detalhes e o programa completo estão disponíveis no site do CRILUS, aqui.



