Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020
Congressos

Colóquio Internacional de Geoprosódia do Português e do Galego

Início: Fim: Países: Portugal

Linguística

Nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2015, realizar-se-á, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, o Colóquio Internacional de Geoprosódia do Português e do Galego. Este congresso pretende reforçar, divulgar e dar continuidade a investigações no domínio da geoprosódia das línguas românicas, nomeadamente das variedades do galego e do português continental, insular e do Brasil.
 
O Colóquio tem como objetivo a partilha de investigação no domínio da fonética experimental aplicada ao estudo da variação prosódica, da análise contrastiva entre as variedades românicas e da sua cartografia. Embora, neste caso, o foco seja o diassistema linguístico português e galego, os estudos a apresentar ao Colóquio são também de fulcral importância para o estudo da prosódia no restante domínio linguístico românico. O evento possibilitará ainda a apresentação de abordagens de tipo quantitativo e também do ponto de vista percetivo, já experimentadas parcialmente nas duas variedades em foco. O programa inclui conferências principais, comunicações livres, pósteres, um workshop e uma mesa redonda.
 
Chamada de trabalhos e inscrição
 
Submissão de resumo
 
Os resumos deverão inserir-se em alguma das seguintes temáticas :
 

  • Metodologias para a análise dialetal da prosódia.


  • Cartografia da prosódia.


  • Análise da variação prosódica dialetal.


  • Análise contrastiva das variedades prosódicas dialetais.


  •  
    Os resumos das comunicações orais ou pósteres devem conter entre 400 e 600 palavras, deverão ser enviados em formato Word para pfonetica@dlc.ua.pt até ao dia 31 de janeiro de 2015. Devem incluir no corpo do e-mail, mas não no resumo, o/s nome/s do autor/a/es, instituição e endereço de e-mail e a indicação se se referem a comunicação oral ou póster.
    Os resumos serão submetidos à apreciação da comissão científica do colóquio e a comunicação de aceitação será enviada até 15 de fevereiro de 2015.
     
    Inscrição obrigatória para todos os participantes.
     
    Data limite: 15 de abril de 2015.
    Para validar a sua situação como participante no colóquio, deverá fazer a sua inscrição para o endereço pfonetica@dlc.ua.pt, enviando em anexo, caso se aplique, o comprovativo da transferência bancária e o número de identificação fiscal (NIF) para emissão de recibo.
     
    Colóquio Internacional de Geoprosódia do Português e do Galego
    Data: 17 a 19 de junho de 2015
    Local: Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Portugal
    E-mail para contacto: pfonetica@dlc.ua.pt
    Site: http://blogs.ua.pt/linguistica

     
    Universidade de Aveiro

    Informação relacionada

    Enviar Informação

    Mapa de visitas