Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
Congressos

Colóquio Internacional de Antropologia Contemporânea France-Brésil en miroir

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Antropologia, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Brasileiros, Estudos Comparatistas

O Colóquio Internacional "France-Brésil en miroir: Reflets et réflexions d’une anthropologie contemporaine" acontece nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, no Centre Culturel do CROUS, em Paris. Organizado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e o Laboratoire d’Anthropologie Sociale LAS/Collège de France), o evento tem como objetivo estabelecer um diálogo retrospetivo e também contemporâneo entre as antropologias brasileira e francesa, com o intuito de questionar o futuro das ciências sociais, de um ponto de vista epistemológico, metodológico e político. Os investigadores interessados em submeter resumos têm até 5 de julho.

Quatro eixos serão abordados:

  •     Antropologia urbana
  •     Antropologia dos artefactos e rituais
  •     Antropologia do corpo e parentesco
  •     Antropologia política e territorialidade

Os trabalhos apresentados em cada eixo temático serão debatidos por um(a) convidado(a) de uma instituição francesa e outro(a) de uma instituição brasileira, cujas trajetórias de pesquisa tenham suscitado diálogos entre as antropologias praticadas nos dois países.

As debatedoras e debatedores que confirmaram presença, até o momento, são Marion Aubrée (Césor/CRBC), Claudia Fonseca (UFRGS), Cédric Yvinec (CRBC), Oscar Calavia Saez (UFSC), Miriam Hartung (UFSC), Barbara Glowczewski (LAS/EHESS) e Beatriz Perrone-Moisés (USP). A palestra de abertura será ministrada pelo professor Philippe Descola (LAS/Collège de France) e a palestra de encerramento pela professora Carmen Rial (UFSC).

A chamada dirige-se especialmente a doutorandos(as) e jovens doutores(as) cujos trabalhos promovam o diálogo entre a antropologia brasileira e a francesa. Os interessados(as) devem propor apresentações para um dos quatro eixos temáticos supracitados, com a possibilidade de inscrição simultânea em dois eixos (caso a proposta seja pertinente a ambos). Neste caso, a comissão organizadora selecionará o eixo em que a comunicação será inscrita. As apresentações orais devem ser feitas em língua francesa e terão a duração de 20 minutos.

Durante o colóquio, também será organizada uma exposição de fotografias de campo ilustrando as temáticas discutidas no evento, aberta a todos(as) os(as) estudantes em antropologia. Os candidatos e candidatas que submeterem uma proposta de apresentação também poderão propor fotografias para a exposição. As fotografias escolhidas pela comissão serão expostas na sala de conferências em que ocorrerá o evento durante toda a sua duração.

Mais informações na chamada para artigos em anexo.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas