Sábado, 20 de Agosto de 2022
Congressos

Colóquio Internacional – Assimetrias territoriais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Sociais, Sociologia

Colóquio Internacional 

“Assimetrias territoriais: questões socioambientais e fatores de desigualdade”

O Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora (CICS.NOVA.UÉvora) com a Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa (AISLF) encontram-se a organizar o Colóquio Internacional “Assimetrias territoriais: questões socioambientais e fatores de desigualdade”, a realizar na Universidade de Évora, nos dias 02 e 03 de junho de 2022.

Cerca de um quarto de século após a realização do seu XV Congresso na cidade de Évora, no Alentejo, a AISLF irá novamente reunir os sociólogos nesta Universidade, para refletir sobre as grandes transformações sociais, ambientais e territoriais que influenciam o nosso futuro coletivo. Évora, cidade classificada pela UNESCO em 1986, encontra-se na confluência de múltiplas culturas, temporalidades e “civilizações”. Os traços de uma riqueza patrimonial e ambiental bem preservada podem ser vistos na arquitetura e na cultura imaterial da cidade e adquirem um poder de atracão crescente não só para o turismo, mas também por serem um polo dinâmico da região. Contudo, estas características contrastam com outras áreas da região do Alentejo, que têm sido severamente afetadas por décadas de despovoamento, envelhecimento demográfico e recessão económica.

Apelando à participação de especialistas em humanidades e ciências sociais, nomeadamente a sociologia e geografia, este Colóquio pretende ser um momento de divulgação, partilha e criação científica, expressando a forte ligação da sociologia portuguesa ao mundo francófono. O tema proposto, as assimetrias territoriais, pode ser abordado de acordo com as orientações constantes do documento anexo.

Datas importantes:

  • Envio de resumos: até 25 de abril de 2022
  • Notificação do resultado da avaliação : 30 de abril de 2022
  • Inscrição antecipada: 30 de abril – 20 de maio de 2022
  • Inscrição tardia: após 20 de maio de 2022
  • Datas do Colóquio: 2 a 3 de junho de 2022

 

Para inscrição e mais informações aceder a:

https://drive.google.com/file/d/1xreYEmAjS3NfgBZPAmrZqBto995mXW9Q/view?usp=sharing 

https://sge.uevora.pt/eventos/ver/930

https://www.aislf.org/aac-asymetries-territoriales

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas