Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025
Congressos

Colóquio Internacional 1916-2016: 100/Exílio & Centauro - Modernismo em revistas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Literatura, Chamada para trabalhos

O Colóquio Internacional 1916-2016: 100/Exílio & Centauro - Modernismo em revistas decorrerá na FLUL nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2016.
 
No ano de 2016, comemoram-se duas importantes efemérides, o centenário das revistas Exílio (número único, abril 1916) e Centauro (número único, outubro 1916), respetivamente dirigidas por Augusto de Santa-Rita (irmão do artista plástico Guilherme de Santa-Rita, ou Santa-Rita Pintor) e Luís de Montalvor (um dos diretores do primeiro número da Orpheu). Augusto de Santa-Rita pretendia, com Exílio, uma revista de “artes, sciencias e letras”, com ideias de metafísica da Raça portuguesa, próximas do grupo da Renascença Portuguesa e da revista portuense A Águia, como fica patente na colaboração de António Sardinha acerca do canto guerreiro de sacrifício pela Pátria, em consonância com algumas ideias de Teixeira de Pascoaes em A arte de ser português.
 
Enquanto Exílio apresentava, a par de colaborações literárias de Alfredo Guisado, Fernando Pessoa, Côrtes-Rodrigues e António Ferro, algumas colaborações de discurso histórico e político, Centauro busca transcender toda a “moral colectiva”, “mordaça da moral individual”, afirmando uma “moral estética” de uma arte tributária do Decadentismo nas linhas de Mallarmé e Maeterlink. Luiz de Montalvor, Alberto Osório de Castro, Raul Leal, Fernando Pessoa, Júlio de Vilhena e Silva Tavares colaboram na revista que publica pela primeira vez quinze poemas de Camilo Pessanha.
 
É fundamental considerar duas linhas de força nos movimentos modernistas português e brasileiro, uma de experimentalismo vanguardista e outra de investigação histórico-etnográfica das raízes culturais que possibilitam a afirmação de identidades culturais significativas.
 
Este colóquio pretende enfatizar essas questões luso-brasileiras, interartísticas, dialógicas, intertextuais. Além de propostas de comunicação que incidam sobre as revistas Exílio e Centauro e sobre o seu lugar na configuração do Modernismo em Portugal, como continuadoras da Orpheu, a organização do evento convida a apresentar trabalhos sobre os seguintes eixos temáticos:
 
- Revistas literárias luso-brasileiras, portuguesas e brasileiras: diálogos interatlânticos nos séculos XIX e XX;
- Revistas literárias modernistas: dialética da tradição e rutura;
- Estéticas confluentes e afluentes: Simbolismo, Decadentismo, Saudosismo e Modernismo;
- Artes em diálogo: literatura, artes plásticas, música e cinema no Modernismo português e no Modernismo brasileiro;
- O legado estético na Arte contemporânea.
 
Aceitam-se propostas de comunicação em word para o e-mail 100exiliocentauro@gmail.com explicitando:
 
-título da proposta (Times New Roman, letra 14);
-nome do autor (ou autores) e suas respetivas afiliações institucionais;
-resumo de no máximo 250 palavras, acompanhado de 3 palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula;
-nota biobliográfica do (s) autor(es), com referência a pelo menos uma de suas publicações significativas.
 
Mais informação: http://100exilioecentauro.blogspot.pt/p/blog-page.html

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas