Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Colóquio "Expressões de cidadania no feminino" na Casa Museu de Monção

Início: Fim: Países: Galiza, Portugal

Migrações, Eventos, Género

Colóquio e exposição de pintura e escultura Expressões de cidadania no feminino a 5 de setembro de 2015 na Casa Museu de Monção, uma unidade cultural da UMinho naquela vila altominhota.

Organização: Casa Museu de Monção e Mulher Migrante - Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade, com apoio do Município de Monção, da Quinta de Santiago e do jornal "As Artes entre as Letras". Entrada livre.

As migrações maciças no feminino foram um fenómeno fortemente combatido, que cresceu, sem cessar a partir de novecentos, nas correntes intercontinentais, e atingiu a quase paridade a partir de meados do século XX, com o êxodo imparável de famílias inteiras para a Europa.

O associativismo é ainda formalmente liderado, sobretudo, por homens, que são o rosto das instituições, enquanto uma anacrónica invisibilidade domina a verdade e o significado da emigração e a Diáspora feminina.

Neste encontro de Monção, vamos tentar desocultá-los e, seguidamente, no debate, proceder a uma análise comparativa da situação presente das mulheres nas Diásporas galega e portuguesa. (da Apresentação)

Oradores no colóquio

- Manuela Aguiar, presidente da assembleia-geral da Mulher Migrante - Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade, com o tema "A diáspora"
- Luísa Malato, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o tema "A mulher na literatura"
- Arcelina Santiago, comissária da exposição, com o tema "Mulheres nas artes"
- José Viriato Capela, presidente da Casa Museu de Monção/UMinho, com o tema "Perspetiva histórica - as mulheres da nação"
- Augusto Domingues, presidente do Município de Monção
- Arturo Grandal, alcalde de Salvaterra do Miño
- Moderadora: Nassalete Miranda, diretora do jornal "As Artes entre as Letras"

Colóquio marcado para as 15h00 e, às 18h00, abertura da exposição coletiva, com obras das artistas Luísa Prior, Filomena Fonseca, Maria André, Teresa Heitor, Lena Álvares, Filomena Bilber e, como artista convidado, do monçanense Ricardo de Campos. No final, alvarinho de honra nos jardins da Casa Museu.

Mais informações: www.facebook.com/events/423928681148702

Casa Museu de Monção/Universidade do Minho