Quarta-feira, 08 de Abril de 2020
Congressos

Colóquio Desafios da Pesquisa na África Contemporânea

Início: Fim: Países: Brasil

Antropologia, Ciências Sociais, Estudos Africanos, Estudos Afro-Brasileiros

O Colóquio Desafios na Pesquisa na África Contemporânea acontece nos dias 6 e 7 de outubro na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento, organizado pelo Centro de Estudos Afro Orientais (CEAO), terá como foco debater, a partir de experiências de diferentes cientistas sociais com Trabalho de Campo realizado em África, as mudanças em que novos contextos se têm produzido, que desafios encontraram e que estratégias inovadoras têm utilizado para ultrapassar as dificuldades.

Eixo temático

O modo de fazer Antropologia em África, hoje em dia é muito distinto daquele que era realizado pelos clássicos no século passado, mesmo se o peso central que o Trabalho de Campo tem na disciplina não se tenha alterado. O tempo em que os antropólogos viviam vários anos nas aldeias com os nativos, como Malinowski, estudando exclusivamente uma comunidade e um lugar e aprendendo a língua local, alterou-se e deu lugar a novos modos de fazer o Trabalho de Campo.

A dimensão global e transnacional das culturas das sociedades africanas obrigou a redefinir o terreno na senda do que James Clifford enunciou em “Travel and Translation in the Late Twentieth Century” (1997), terrenos múltiplos e fluídos que levaram a repensar o Trabalho de Campo, os sujeitos objeto dos nossos estudos, o sentido dessas mudanças e os efeitos epistemológicos que produzem. (Almeida, Sacramento, Ribeiro, 2013).

O método etnográfico, nomeadamente o Trabalho de Campo é cada vez mais utilizado por outras áreas do conhecimento assim como a investigação de Arquivos também é uma metodologia à qual os antropólogos recorrem. Um encontro aberto a outros cientistas sociais e de Humanas abre a possibilidade de partilhar experiências e trocar pontos de vista produzidos de lugares “outros” de enunciação.

Mais informações e programa completo na página do Colóquio Desafios da Pesquisa na África Contemporânea.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas