Segunda-feira, 25 de Março de 2019
Congressos

Colóquio Carlos de Oliveira e a Ideia do Moderno na Casa Fernando Pessoa

Início: Fim: Países: Portugal

Arte, Cinema, Fotografia, Letras, Literatura

O Colóquio Carlos de Oliveira e a Ideia do Moderno acontece no dia 15 de setembro de 2017, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa. O evento faz parte da Programação paralela da exposição “Carlos de Oliveira: a parte submersa do iceberg”, que está em cartaz em Vila Franca de Xira até 29 de outubro de 2017.

Eixo Temático

A inscrição do Moderno na obra de Carlos de Oliveira ganha a sua formulação talvez mais reveladora no poema que, em 1971, integra Entre duas memórias: «Descrição da guerra em Guernica». Ou seja, uma descrição de uma tela emblemática do pintor emblemático da pintura moderna (Picasso), escolhida décadas depois da sua produção para um exercício que convoca e, ao mesmo tempo, questiona o realismo como prática representacional. Mas o moderno ganha em Oliveira rostos diversos, de Gomes Leal a Cesário Verde, Camilo Pessanha, Maiakovski ou o Nouveau Roman, sem esquecer Fernando Pessoa, objeto de um tratamento muito particular, entre a rasura e a presença cúmplice e silenciosa. Sobre tudo isto, bem como sobre a presença dos novos meios (fotografia e cinema) em Carlos de Oliveira, se falará neste colóquio.

Participantes: Abel Barros Baptista, Clara Rowland, Leonardo Gandolfi (UNIFESP-Brasil), Luís Mourão, Manaíra Aires Athayde (Brasil), Osvaldo Manuel Silvestre, Rosa Maria Martelo, Rui Mateus, Ricardo Namora.

Organização: Casa Pessoa, Museu do Neo-Realismo, Centro de Literatura Portuguesa

Mais informações na página do Colóquio Carlos de Oliveira e a Ideia do Moderno.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas