Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024
Congressos

Ciclo «Questões de Género»

Início: Fim: Países: Portugal

Cinema, Eventos, Género, Literatura

Ciclo «Questões de Género»

De Setembro a Dezembro de 2019

Biblioteca Palácio Galveias (Campo Pequeno, Lisboa), com entrada livre

 

Que ligações encontramos entre cinema, literatura, artes plásticas e sexualidade? O que nos diz a História sobre masculinidade e feminismo? Que experiências podemos partilhar na articulação da vida pessoal e profissional das mães? Que reflexões devem ser feitas sobre a igualdade no acesso à adopção? Estas e outras questões estão e cima da mesa no Ciclo «Questões de género», a decorrer entre Setembro e Dezembro de 2019, na Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa. ​Após o sucesso do Colóquio «Representações da diversidade sexual e de género na arte, literatura e media ibéricos e ibero-americanos», realizado a 19 de Março, o CHAM-Centro de Humanidades (UNL) organiza este ciclo aberto a todos os interessados, com a colaboração do CHAIA (Universidade de Évora), do CIES-IUL e da Biblioteca Palácio Galveias.

 

Organização: CHAM-Centro de Humanidades (NOVA FCSH — UAc)

 

Colaboração: CHAIA-Centro de História de Arte e Investigação Artística (Universidade de Évora), CIES-IUL e Biblioteca Palácio Galveias

 

Todas as informações disponíveis em https://cicloquestoesdegenero.weebly.com/


 

Programa

 

25 de Setembro:
 
14h20: Sessão inaugural com Isabel Almeida (Direcção do CHAM-Centro de Humanidades), Isabel Monteiro (Bibliotecas Municipais de Lisboa) e Comissão Organizadora.
 
14h30: Sessão «Cinema, literatura e Sexualidade», com moderação de Isabel Almeida:
      - «La temporalidad queer en el cine zombie», por Patricia Saldarriaga (Middlebury College, Estados Unidos).
      - «Representaciones de poder y género en el cine zombi latinoaméricano», por Emy Manini (Phd University of Washington, Estados Unidos).
      - «Transextualidad en la crónicas de Gabriela Wiener», por Ángeles Mateo del Pino (Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha).
                                                             
15h50: Mesa-redonda «Representações da mulher nos filmes de João Canijo», com Érica Faleiro Rodrigues (Universidade Nova de Lisboa) e Daniel Ribas (Universidade Católica do Porto).
 
16h30: Mesa-redonda «Igualdade no acesso à adopção, apadrinhamento civil e coadopção três anos depois», moderada por Jorge Cabral, com Carmen Gonçalves («Meninos do Mundo»), João Valério (ILGA) e Pedro Costa (ISPA).
 
***
 
24 de Outubro:
 
14h30: Sessão «Artes e Sexualidade», com moderação de Carla Alferes Pinto:
      - «Vasco Araújo: a teatralização do género e a ambivalência da máscara», por Bruno Marques (Universidade Nova de Lisboa).
      - «Da fundação do Festival LGBT à pintura fetichista de Celso Júnior», por Teresa Lousa (Universidade Nova de Lisboa) e José Eliézer Mikosz (EMBAP-UNESPAR, Brasil).
      - «O corpo-pele no trabalho de Lucia Pizzani», por Giulia Lamoni (Universidade Nova de Lisboa).
      - «Expressões e autorias femininas: o caso de Josefa de Óbidos (1630-1684)», por Carla Alferes Pinto (Universidade Nova de Lisboa).
 
16h30: Mesa-redonda «Feministas ao longo da história», com Maria Barreto Dávila (CHAM-Centro de Humanidades), Pedro Urbano (Instituto de História Contemporânea) e Lúcia Vicente (escritora).
 
***
 
26 de Outubro:
 
10h/13h: «Laboratório de Género na Arte», coordenado por Aida Rechena (CHAIA/UÉ – CeiED/ULHT) e Teresa Veiga Furtado (CHAIA/UÉ – CICS.NOVA). Projecto artístico de investigação-acção, focado na prática e reflexão artística, através da realização de oficinas de arte participativa e colaborativa – fotografia, colagem, vídeo, desenho – sobre questões de género como os estereótipos, os papéis sociais, e a violência, entre outros. Público- alvo: comunidade em geral. Coordenação: Aida Rechena e Teresa Veiga (Universidade de Évora). Inscrições através do email tvfuevora.pt
 
***
 
26 de Novembro:
 
14h30: Mesa-redonda «A ideia de “masculinidade”», moderada por Maria Barreto Dávila, com Ana Maria Rodrigues (Universidade de Lisboa) e Hélder Carvalhal (Universidade de Évora).
 
15h30: Mesa-redonda «Conciliação de papéis: desafios e estratégias. Experiências de articulação da maternidade com outras esferas da vida», moderada por Liliana Azevedo (CIES / ISCTE-IUL), com Ana Gomes (autora do blog «A Melhor Amiga da Barbie»), Rita Custódio (tradutora), Dulce Morgado Neves (socióloga) e Joana Salay Leme (activista de «Em Luta»).
 
16h30: Mesa-redonda «Mulheres afro-descendentes e produção cultural: que desafios?», moderada por Cristina Roldão (CIES-IUL), com Gisela Casimiro (escritora e fotógrafa), Neusa Sousa (repórter da RTP África, fundadora do Chá de Beleza Afro, do Pitéu da Xinda e do blog «Minha doce África») e Alexandra Santos (fundadora do Queering Style, parte do coletivo de auto-defesa transfeminista e da Lóbula).
 
***
 
18 de Dezembro:
 
14h30: Sessão «Sexualidade e Cinema»:
      - «Todo sobre mi madre, de Pedro Almodovar: transgressão, desejo e liberdade», por Ana Bela Morais (Universidade de Lisboa).
      - «Linguagem para um Corpo Silencioso: Uma Leitura de Moonlight (2016) no Campo da Teologia Queer», por Sérgio Dias Branco (Universidade de Coimbra e Durham University, Reino Unido).
 
15h20: Conferência «Direitos humanos, direitos das mulheres e multiculturalidade», por Maria Luísa Ribeiro Ferreira (Universidade Nova de Lisboa).
 
16h: Mesa-redonda «Género e sociedade», moderada por Noemi Alfieri (Universidade Nova de Lisboa), com Yara Monteiro (escritora) e Margarida Rendeiro (CHAM-FCSH/UNL).
 
17h: Recital e comentários dos «20 Enigmas de La Casa do Prazer» de Sor Juana Inés de la Cruz, por Beatriz Santiago Ortiz e María-Milagros Rivera Garretas (Universidad de Barcelona, Espanha).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas