Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025
Congressos

Chamada para trabalhos para o Pensacom 2016: Pensamento Comunicacional

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Antropologia, Chamada para trabalhos, Ciências da Comunicação, Ciências Humanas e Sociais, Comunicação, História

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, o Pensacom Brasil 2016. Trazendo como tema central De volta ao futuro, o evento busca promover o debate sobre o pensamento comunicacional brasileiro a partir da celebração dos 70 anos do SESC, os 50 anos da ECA-USP, os 20 anos do Doutorado em Comunicação da UMESP, os 20 anos da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação e os 40 anos da INTERCOM. Os investigadores interessados em enviar comunicações têm até o 31 de outubro.

Durante o Pensacom Brasil 2016, além de painéis sobre temas relacionados ao pensamento comunicacional, as mudanças no campo da comunicação e lançamento de livros de novos projetos de pesquisa e atividades culturais, também serão realizadas as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) do evento.

Os Grupos de Trabalho do Pensacom Brasil tem crescido a cada ano, tornando – se espaço privilegiado de troca e reflexão sobre diversas temáticas emergentes no campo comunicacional. Os interessados deverão enviar resumo expandido, de em média 500 palavras, dentro do modelo padrão do evento. Os resumos e posteriormente os textos completos devem ser enviados para os e-mails de cada GT. Confira abaixo o calendário dos GTs:

Grupos de Trabalho (GTs)

GT 1 – Pensamento Comunicacional - pensacom.gt1@intercom.org.br
Ementa – Cartografia do pensamento comunicacional brasileiro e latino-americano. Perfis de pesquisadores. Identidade comunicacional de pesquisadores e instituições. Contribuições inovadoras à pesquisa em comunicação. Teoria e metodologia da Comunicação. Principais correntes teóricas da comunicação no Brasil e na América Latina.

GT 2- Folkcomunicação - pensacom.gt2@intercom.org.br
Ementa- A cultura popular brasileira e sua presença nas mídias tradicionais e digitais. Teoria e metodologia da Folkcomunicação. As relações entre folclore, cultura erudita e cultura de massa. Manifestações espontâneas da Folkcomunicação. Intermediações folk-midiáticas nas práticas comunicacionais.

GT 3 – Comunicação e Saúde - pensacom.gt3@intercom.org.br
Ementa – Comunicação e Saúde: relações interdisciplinares. A comunicação como prevenção à saúde. A agenda midiática voltada a saúde: avanços e desafios. O diálogo entre comunicadores e profissionais da saúde. A formação da opinião pública em saúde.

GT 4 – Comunicação Eclesial - pensacom.gt4@intercom.org.br
Ementa – Interface que une Comunicação e Religião no cenário brasileiro contemporâneo. Midiatização da Religião. Abordagens metodológicas transdisciplinares da Comunicação Social e das Ciências Humanas (História, Ciências Sociais, Antropologia).
 
GT 5 – Comunicação e Política - pensacom.gt5@intercom.org.br
Ementa – Comunicação, política e sociedade. Marketing Político e campanhas eleitorais; Comunicação pública e política. Novas práticas de comunicação na política: mídias digitais e redes sociais.

GT 6 – Comunicação digital e tecnologias - pensacom.gt6@intercom.org.br
Ementa – Estudos sobre Comunicação digital, suas dinâmicas de produção de conteúdo e interfaces tecnológicas. Novas formas de expressão no campo digital. Construção de conteúdos em novas plataformas tecnológicas. Comunicação transmídia. A relação entre Comunicação, cultura e tecnologia.  Novas formas de mediação pela Internet.

GT 7 – Comunicação e Consumo - pensacom.gt7@intercom.org.br
Ementa – Comunicação, mercado e consumo. Processos comunicacionais voltados aos aspectos promotores do consumo, das percepções construtoras das imagens corporativas e do relacionamento com as marcas, por meio de práticas convencionais e não convencionais. Mudanças nas relações entre organizações e consumidores. O consumidor cidadão. As mídias digitais e o consumidor.

GT 8 – Comunicação Popular e Alternativa – pensacom.gt8@intercom.org.br
Ementa – Estudos sobre comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral. Comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania. Comunicação ligada ao serviço publico em oposição a mercantilização da mídia.

O evento científico é realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

Mais informações na página da Universidade Metodista de São Paulo.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas