Domingo, 28 de Abril de 2024
Congressos

Chamada para painel: Conhecimentos do Sul: (Re)Centrar os encontros entre África e América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Alemanha

Chamada para trabalhos, Estudos Africanos, Estudos Afro-Americanos, Estudos Latino-Americanos

O Instituto de Estudos Africanos da Universidade de Bayreuth sediará a conferência bienal da Associação para Estudos Africanos na Alemanha e.V. (VAD, pela sigla em inglês) de 30 de setembro a 2 de outubro. A chamada de trabalhos para o VAD2024 está agora aberta e encerrará na quarta-feira, 31 de janeiro de 2024.


Painel

Conhecimentos do Sul: (Re)Centrar os encontros entre África e América Latina

Resumo breve:

Empresários, migrantes, artistas e políticos fazem a ponte entre a África e a América Latina para trabalhar, criar e se re/conectar. Os Estudos Latino-Americanos na África e os Estudos Africanos na América Latina são campos crescentes de produção de conhecimento. Como esse diálogo do Sul é moldado em forma e conteúdo?

Resumo longo:

Migrantes africanos cruzando o perigoso fosso de Darien, uma delegação queniana aprendendo sobre a produção de café colombiana, intercâmbio entre artistas latino-americanos e africanos, a #EstrategiaAfrica do governo colombiano: A produção de conhecimento que envolve esses dois continentes é cada vez mais relevante para capturar e re/centralizar as configurações nos Estudos Africanos. A mobilidade, imaginações e o intercâmbio de conhecimentos contribuem para re/focar os fundamentos epistemológicos materiais e intangíveis nos dois continentes. As contribuições vão desde conceitualizações, como "Nuestra América" (Mara Viveros Vigoya), "Améfrica ladina" (Leila Gonzalez), diálogos teóricos e políticos sobre "decolonialidade" (Sabelo Ndlovo-Gatsheni, Anibal Quijano), até etnografias de circulação e retorno, por exemplo, de comunidades afro-brasileiras anteriormente escravizadas para a África Ocidental (Joanna Boampong). Como os Estudos Africanos podem contribuir para a exploração das múltiplas mudanças de foco e interesse que ocorrem para além do continente? Que formas e conteúdos de conhecimento surgem e como eles se envolvem com o passado e imaginam o futuro?

Este painel convida contribuições etnograficamente fundamentadas e conceitualmente sensíveis de todas as áreas de intercâmbio entre os dois continentes que se envolvam explicitamente com as perspectivas emergentes do próprio diálogo do Sul. O objetivo é triplo: (1) recentrar a ponte África-América Latina como uma forma de contribuir para a descolonização da prática acadêmica em geral. (2) Reunir acadêmicos e profissionais de todos os lados do Atlântico para reconfigurar os Estudos Regionais focados apenas na África ou na América Latina e intervir em arquivos de conhecimento formalizados até agora desproporcionalmente mantidos no norte global. (3) Aumentar a circulação de conhecimento e a colaboração entre os atores entre os dois continentes e sua recepção no norte global.

Informações de contacto:

Catherina Wilson (Radboud University), Joanna Boampong (University of Ghana), Tilmann Heil (University of Cologne), Silke Oldenburg (University of Basel)

Email de contacto:
tilmann.heil@uni-koeln.de

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas