Domingo, 04 de Dezembro de 2022
Congressos

Jornada de estudos "José Saramago: criação, diálogo e crítica"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Chamada para trabalhos, Literatura

Jornada de estudos "José Saramago: criação, diálogo e crítica"

Paris, 17 de outubro de 2022 

Chamada de trabalhos

 

O ano de 2022 é de celebração nas Literaturas de Língua Portuguesa, entre outras razões pela efeméride do centenário do nascimento do escritor José Saramago (1922-2010), conhecido por sua obra vasta e complexa, que lhe rendeu o Prémio Nobel de Literatura, em 1998. O prestigioso reconhecimento foi e continua sendo um acontecimento marcante para o mundo lusófono, pela resultante projeção de um dos seus grandes escritores, alguém "que, com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia torna constantemente compreensível uma realidade fugidia"(comunicado à imprensa divulgado pela Academia Sueca). 

Saramago, hoje, já é parte incontornável do chamado cânone literário, e o próprio escritor refletiu, ao longo da sua obra, sobre os vários sentidos do cânone, revisitando-o, servindo-se dele na construção das suas narrativas e das suas personagens, destacando a necessidade de não o tornar estático. Em outras palavras, conforme consta de um dos romances do autor que mais recupera escritos e personagens tornados clássicos, "é bem verdade que não basta gravar o nome numa pedra, a pedra fica, sim senhores, salvou-se, mas o nome, se todos os dias o não forem ler, apaga-se, esquece, não está cá" (O ano da morte de Ricardo Reis, p. 66). A obra de Saramago é, nesse sentido, um constante convite à releitura atenta de tempos e criações de natureza variada, da literatura às artes plásticas, da música ao teatro e ao cinema; ela convida também a pensar criticamente uns e outros, a revisitar o passado e a interpelar o presente, a olhar, enfim, para personagens e histórias esquecidas tanto quanto para práticas e estruturas cristalizadas.

Visando, portanto, analisar e debater a criação literária de Saramago nesta perspetiva dos seus múltiplos diálogos e da sua empreitada crítica, os centros de pesquisa Crepal (Sorbonne Nouvelle), Crimic (Sorbonne Université) e Ameriber (Bordeaux Montaigne) convidam a comunidade científica a submeter propostas de comunicação para a Jornada de Estudos "José Saramago: criação, diálogo e crítica", que acontecerá no dia 17 de outubro de 2022, em Paris. Listam-se a seguir alguns dos subtemas que poderão ser desenvolvidos nas comunicações:

  1. Saramago em diálogo com outros autores;
  2. Saramago e as artes plásticas;
  3. Saramago e o cinema;
  4. O erotismo em Saramago;
  5. Saramago e as margens;
  6. A História e as histórias de Saramago;
  7. Política e ética em Saramago.

As propostas de comunicação, de no mínimo 300 e no máximo 500 palavras, deverão ser enviadas até o dia 31 de maio de 2022, para o e-mail je.saramago2022@gmail.com. O resultado da arbitragem das propostas apresentadas será comunicado até o dia 30 de junho. As comunicações, com vinte minutos de duração no máximo, poderão ser apresentadas em português, francês ou inglês.

 

Comissão organizadora:

Fernando Curopos – Crepal, Université Sorbonne Nouvelle

Maria Araújo da Silva – Crimic, Sorbonne Université

Sara Grünhagen – Crepal, Université Sorbonne Nouvelle

Sílvia Amorim – Ameriber, Université Bordeaux Montaigne

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas