Domingo, 14 de Dezembro de 2025
Congressos

Chamada de Trabalhos: Congresso ADLAF 2026

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Alemanha

Chamada para trabalhos, Estudos Latino-Americanos

Congresso ADLAF 2026: “Democracias em conflito: América Latina em Perspectiva Transregional”
18-20 de Junho de 2026, Instituto Ibero-Americano em Berlim

A Associação Alemã de Pesquisas sobre America Latina (ADLAF) convida para a submissão de trabalhos para o seu congresso de 2026, com o tema “Democracias em Conflito: América Latina em Perspectiva Transregional”, que será realizado de 18 a 20 de junho de 2026 no Instituto Ibero-Americano em Berlim. Os trabalhos podem ser submetidos até 30 de outubro de 2025.

Chamada de Trabalhos

A América Latina é uma das regiões do mundo com maior densidade de governos eleitos democraticamente. No entanto, em muitos lugares a democracia está sob pressão: a deterioração da qualidade da democracia, a polarização política, o aumento da violência e da insegurança, as persistentes desigualdades sociais e econômicas, as tendências autoritárias e uma crise contínua de legitimidade e representação caracterizam a realidade política e social de muitos países da região. Ao mesmo tempo, os movimentos sociais e indígenas defendem uma renovação democrática, maior autonomia e participação, uma democracia que leve a sério a justiça social, a pluralidade cultural e o debate crítico sobre o legado do passado.

O congresso da ADLAF abordará os múltiplos aspectos da luta pela democracia na América Latina a partir de uma perspectiva multidisciplinar, mas também pretende olhar além das fronteiras da região, sobretudo para a Europa, onde muitas democracias enfrentam problemas semelhantes. Serão também abordados os processos transfronteiriços de interligação e cooperação internacional, que podem ter efeitos tanto favoráveis como desfavoráveis para a democracia. O congresso abordará os seguintes temas e questões principais:

Dimensões históricas profundas das democracias latino-americanas

- Como o legado do passado se reflete nas estruturas democráticas atuais?

- Quais legados autoritários caracterizam os regimes democráticos atuais?

- Quais “pontos cegos” surgiram nas transições de regimes autoritários para democracias?

- Que narrativas de memória existem na política, na literatura e na cultura popular? Que passados tornam as democracias possíveis ou impossíveis?

Causas e formas de expressão da erosão da democracia

- Que papel desempenham as desigualdades sociais, as crises econômicas e os processos de exclusão social na crise das democracias?

- Quais efeitos têm as mudanças nas formas de organização do mundo do trabalho sobre a autopercepção das classes sociais e, portanto, sobre o discurso e a fidelização dos eleitores?

- Que percepções de insegurança e criminalidade caracterizam as sociedades latino-americanas? Como elas se manifestam nos discursos dos atores políticos?

- Qual a importância dos processos de alienação política e dos atores antipolíticos? O que a confiança nos líderes populistas diz sobre a compreensão democrática?

- Em que medida determinadas posições e práticas políticas contribuem para o fortalecimento ou o enfraquecimento dos princípios democráticos?

A literatura, a arte e os meios de comunicação como arenas de negociação democrática

- Como romances, peças de teatro, poesia, cinema ou os quadrinhos reagem à crise da democracia?

- Que contra-narrativas literárias e midiáticas existem em relação à historiografia oficial? Como as diferentes narrativas se manifestam linguisticamente?

- Que lutas semânticas pelas palavras e pelos valores caracterizam os discursos sobre a democracia?

- Que papel desempenham as narrativas culturais e as influências linguísticas na polarização ou despolarização social?

- Que papel desempenham as mudanças no panorama midiático (tendências para as redes sociais e influenciadores políticos, plataformas digitais globais, canais de streaming, podcasts, uso de inteligência artificial, etc.) na luta pela democracia?

A educação e a prática cultural como espaços de aprendizagem democrática

- Qual é a importância da educação e da formação no que diz respeito à estabilização ou à ameaça à democracia?

- Que espaços de educação democrática existem nas escolas, universidades e dentro das sociedades?

- Que papel desempenham os conceitos educacionais indígenas, feministas e descoloniais na consolidação da democracia?

Democracias dos muitos: lutas sociais e marginalizados no centro

- Como os movimentos indígenas, afro-latino-americanos, feministas e queer lutam pela participação democrática?

- Que espaços e formas alternativas de negociação democrática existem?

- Que papel desempenham as alianças reacionárias e os movimentos antipolíticos?

Perspectivas internacionais e transnacionais da luta pela democracia

- Qual o papel das redes e dos movimentos internacionais e transnacionais frente à ameaça e à defesa da democracia?

- Como os desenvolvimentos antidemocráticos em nível mundial, sobretudo nos Estados Unidos e em alguns países europeus, afetam a luta pela democracia na América Latina?

- Que possibilidades existem para o aprendizado mútuo e o apoio recíproco na luta pela preservação da democracia?

 

Submissão e participação

Convidamos pesquisadoras e pesquisadores das ciências humanas, sociais e culturais a submeter propostas de apresentação. As propostas podem se referir a um país, a uma região ou a perspectivas comparativas/transregionais. Solicitamos o envio de título, resumo (máx. 300 palavras) e breve biografia das autoras e dos autores até 30 de outubro de 2025, para o e-mail: birle@iai.spk-berlin.de.

A comissão organizadora fará a seleção das propostas até o final de novembro. Infelizmente, a ADLAF não poderá arcar com os custos de viagem.

Via ADLAF

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas