Sábado, 07 de Dezembro de 2019
Congressos

Chamada de comunicações ao VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Antropologia

Está aberta a chamada de comunicações ao VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia «Futuros Disputados», que decorrerá em Coimbra nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2016.
 
O próximo congresso da Associação Portuguesa de Antropologia continua o debate sobre os mundos que habitamos, criamos e diferenciamos. O conhecimento das suas pluralidades guia a disciplina há mais de cem anos, em cenários sempre renovados e imprevistos; persiste e levanta novos desafios no quadro contemporâneo de um antropoceno (ou na sua versão mais radical, capitoloceno) indefinido em termos de responsabilidades decisivas sobre o devir colectivo de humanos e não humanos. Enquanto os poderes políticos públicos privilegiam escalas de conhecimento macrossociais reveladas por estatísticas e quadros analíticos normativistas e normalizadores, propomos contrapor e acrescentar o conhecimento que aprendemos com a etnografia e a antropologia, mais próximo da escala da experiência vivida, dando atenção às vozes, corpos, desejos, subjectividades, comunidades, identidades, na ansiedade dos passados, presentes e futuros próximos, perante a incompletude das grandes narrativas ideológicas. Apelamos à contribuição de todos, profissionais, académicos, estudantes, neste amplo debate e reflexão sobre o mundo contemporâneo e os seus possíveis futuros. (da Apresentação)
 
A listagem de painéis aceites já está disponível no site do evento. Para apresentar uma proposta de comunicação ao congresso deve dirigir-se directamente os coordenadores, até o dia 31 de dezembro de 2015 (prazo prorrogado), através dos contactos disponibilizados junto da informação detalhada de cada painel.
 
Mais informações: http://vicongresso.apantropologia.org/.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas