Chamada de artigos - "Asiantowns (bairros asiáticos) ao redor do mundo" - Dartmouth College
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Estados Unidos
Asiantowns (bairros asiáticos) ao redor do mundo
Os imigrantes chineses estabeleceram os primeiros e os maiores enclaves da diáspora asiática como comunidades autossuficientes, tal como descrito por alguns estudiosos, em resposta à hostilidade e/ou à busca de integração no país receptor. Conhecidos em inglês como Chinatowns, estes bairros chineses e enclaves étnicos urbanos foram no século XIX ao redor de várias cidades no mundo como: San Francisco, Nova York, Vancouver, La Havana, Lima, Joanesburgo, Singapura, Jakarta, Incheon, Yokohama, e muitos outros. No decorrer dos séculos XX e XXI, a imigração asiática aumentou em nível global, motivada por transformações significativas a nível político, econômico e social nos países de origem e de destino. Inspirados pelas tradicionais Chinatowns, novos enclaves étnicos surgiram tais como os bairros japoneses, coreanos, filipinos, vietnamitas, indianos e mesmo novos bairros chineses surgiram com as novas ondas de imigração global chinesa.
“Asiantowns” (bairros asiáticos ou bairros orientais) é definido, por um lado, por serem enclaves étnicos urbanos que servem de refúgio para os imigrantes se socializarem, comprarem ingredientes específicos para refeições familiares, buscarem empregos e/ou realizarem suas práticas espirituais. Por outro lado, através de políticas de desenvolvimento urbano, esses bairros asiáticos se transformaram em espaços de turismo étnico que atraem turistas buscando por experiências “exóticas”, ao mesmo tempo que esses bairros se tornam áreas gentrificadas e que funcionam como um centro transnacional de circulação econômica, política e cultural global. O que a história dos bairros asiáticos pode nos revelar sobre os legados do colonialismo, do imperialismo e do capitalismo global contemporâneo? De que forma o desenvolvimento e as representações das Asiantowns nos ajudam a compreender os processos de migração, diáspora e a formação dos espaços urbanos? Como as Asiantowns podem funcionar como uma ferramenta crítica para analisar as relações transregionais do Sul-Sul Global e/ou entre Ocidente e Oriente?
Estas são algumas das questões que este workshop internacional possui como pontos de partida através de um viés transregional e transdisciplinar. O workshop “Asiantowns no mundo” inclui alguns enfoques de análise como:
-
Imigrações, diásporas e refugiados
-
Colonialismo e imperialismo
-
Mobilidades e imobilidades
-
Tradições e práticas alimentares e gastronomias
-
Turismo e gentrificação
-
Cultura e mídia popular
-
Humanidades digitais
-
Planejamento e desenvolvimento urbano
-
Cultura visual e arquitetura
-
Multiculturalismo, transculturalismo e hibridez
-
Formações étnicas e raciais
-
Mercantilização de culturas e etnicidades
-
Gênero, sexualidade e urbanidade
-
Geografias afetivas
Formato e cronograma:
Este workshop será realizado online (por Zoom) e é organizado por South-South Forum de Dartmouth College. As sessões do workshop serão dedicadas a comentários dos artigos em andamento compartilhados previamente com o objetivo de publicar as versões finais dos artigos em um número especial em uma revista acadêmica.
Convidamos o envio de trabalhos em andamento de acadêmicxs de qualquer grau acadêmico, estudantes de pós-graduação e pesquisadores independentes (sem vinculação institucional), de todas as disciplinas. Devido ao enfoque transregional e transnacional no Sul Global, candidatxs que trabalham com Asiantowns (bairros asiáticos) na América Latina, África e Ásia terão prioridade na participação do workshop. Participantes podem enviar seus artigos em inglês, espanhol e português.
O workshop será realizado online em dois sábados: 14 e 21 de março de 2026.
Para se candidatar, envie um resumo/abstract de no máximo 400 palavras de um trabalho original não-publicado relacionado com o tópico do workshop e uma versão recente do currículo até 5 de setembro de 2025 para dartmouthssf@gmail.com.
Participantes selecionadxs serão avisadxs até 30 de setembro de 2025. Uma vez notificado, xs participantes serão solicitados a enviar uma versão do artigo até 13 de fevereiro de 2026 que será compartilhada com todxs participantes selecionadxs do workshop. Xs selecionadxs deverão estar disponíveis nos dois dias do workshop.
Para dúvidas e questões sobre o workshop, por favor entre em contato com Henrique Yagui Takahashi no email: Henrique.Yagui.Takahashi@dartmouth.edu
Para mais informações acesse: https://sites.dartmouth.edu/laaa/2025/07/27/asiantowns-around-the-world/



