Terça-feira, 11 de Maio de 2021
Congressos

Cem anos de Partido Comunista Português

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, História

Ao assinalarem-se os cem anos do Partido Comunista Português (PCP), o Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH) organiza um Colóquio Internacional que pretende reunir investigadores e estudiosos que, de diferentes perspectivas e com diferentes incidências, têm vindo a estudar o PCP, o mais antigo partido político em actividade contínua em Portugal.

Das origens à Ditadura Militar, do Estado Novo ao 25 de Abril, do período revolucionário à Constituição de 1976 e às suas controversas revisões, da adesão à União Europeia aos dias de hoje, o PCP atravessou vários períodos históricos, tanto teve expressiva influência como enfrentou múltiplas adversidades, num processo evolutivo onde se reflectiu boa parte do século que passou e a complexidade e os desafios deste nosso tempo.

Partido fundamental na resistência à ditadura e na construção da democracia, polémico como organismo vivo que é, constitui objecto de interesse e de estudo no âmbito da História e das ciências humanas e sociais em geral. É desse estricto ponto de vista que nos colocamos.

Se os estudos sobre o comunismo em Portugal têm sido de incidência predominantemente histórica e da ciência política, têm-se ensaiado, em maior ou menor escala, outras abordagens ou registado áreas de trabalho que o justificariam plenamente. Não privilegiamos nenhuma e reconhecemos o interesse e a importância de todas elas – da sociologia à psicologia ou da antropologia à linguística. É a todas as contribuições científicas que apelamos, num diálogo multidisciplinar e plural.

 

As propostas de comunicação deverão ser enviadas para coloquio.100anospcp@gmail.com até 15 de Julho de 2021 com os seguintes elementos

– Título da comunicação
– Resumo até 3000 caracteres (incluindo espaços)
– Biografia abreviada até 1500 caracteres (incluindo espaços)

Comunicação da aceitação de propostas até 31 de Julho de 2021.

 

Comissão Científica

Fernando Rosas (IHC — NOVA FCSH)
João Arsénio Nunes, (CEI-IUL)
João Madeira (IHC — NOVA FCSH)
José Manuel Lopes Cordeiro (ICS-UM)
José Neves (IHC — NOVA FCSH)
Manuel Loff (IHC — NOVA FCSH; FLUP)
Paula Godinho (IHC — NOVA FCSH)
Silvestre Lacerda (ANTT-DGLAB)

 

Comissão Organizadora

Adelino Cunha (IHC — NOVA FCSH)
Ana Sofia Ferreira (IHC — NOVA FCSH)
André Pina (ISUP — FLUP)
Carlos Beirão de Oliveira (IHC — NOVA FCSH)
Cristina Nogueira (IHC — NOVA FCSH)
João Madeira (IHC — NOVA FCSH)
Vanessa de Almeida (IHC — NOVA FCSH)

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas