Sábado, 15 de Dezembro de 2018
Congressos

Calambur: VI Conferência Anual da Pós-graduação | Universidade de Minnesota

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Chamada para trabalhos, Estudos Culturais, Estudos Latino-Americanos, Estudos Pós-Coloniais, Língua, Linguística

Os estudantes de pós-graduação do Departamento de Estudos de Espanhol e Português da Universidade de Minnesota-Twin Cities realizam sua conferência anual, subordinada ao tema "Tabú". A conferência terá lugar de 29 a 30 de março de 2019 em Minneapolis, MN, EUA.

Palestrantes: Dr. Rena Torres Cacoullos (Penn State University), e Dr. Katarzyna Beilin (University of Wisconsin - Madison)

Na noite de 17 de novembro de 1901, na rua da Paz, localizada no que é hoje o centro histórico da Cidade do México, a polícia federal apareceu no que a partir de então seria lembrado como “Baile dos quarenta e um.” Nesta festa, 42 homens, metade vestidos com roupa de mulher e o resto com trajes masculinos, foram  presos e humilhados em público devido a suas orientações sexuais.  A única participação censurada/condenada neste evento foi a de Ignacio de la Torre y Mier, genro do presidente do México, Porfirio Díaz. Desde então, o número 41 tem sido associado à homossexualidade e renegado por uma sociedade heteronormativa e conservadora. Ainda assim, este tabu também abriu as portas à transgressão, inspirando o trabalho de artistas como José Guadalupe Posadas, Francisco L. Urquizo e mesmo Fecundo, um dos precursores da literatura homossexual no país. No entanto, o 41 não é um caso isolado, pois os tabus existem em espaços onde a linguagem oculta o que não se adere ao normativo e, ao mesmo tempo, forja uma vontade transgressora e desafiante. É por meio da guerra, do carnaval, do humor e da sexualidade que se quebram essas imposições. O tabu provoca reflexão sobre a funcionalidade da linguagem, da arte e da literatura.

Seguindo essa temática, a VI Conferência Anual da Pós-Graduação convida para a inscrição de trabalhos. Os temas podem incluir, mas não estão limitados às seguintes sugestões:

  • O contato entre línguas, fonética/fonologia, sociolinguística, aquisição de primeira e segunda língua, variação e mudança linguística, políticas linguísticas, pragmática;
  • Estudos Culturais, cultura e meio ambiente, estudos Feministas de gênero e sexualidade, imigração, estudos Latinx/Chicanx, estudos de fronteiras, nacionalismo e conflitos políticos, direitos humanos, raça e racismo, identidades;
  • Arte e estética, música, imagem e som, comunicação;
  • Estudos da era moderna e medieval, estudos coloniais e pós-coloniais.

Envie resumos de até 250 palavras até 1 de fevereiro de 2019 através da página do evento: http://calambur.weebly.com. As apresentações em inglês, português ou espanhol devem ser de 20 minutos. Para mais informações, entre em contato através do email: spptconf@umn.edu.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas