Segunda-feira, 05 de Outubro de 2026
Congressos

Prazo prorrogado: trabalhos para o XIX SIMPURB podem ser submetidos até 16 de outubro

Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Estudos Urbanos, Geografia

O prazo de submissão de trabalhos ao XIX Simpósio Nacional de Geografia Urbana (SIMPURB) foi prorrogado para 16 de outubro de 2026. O evento será realizado de 20 a 25 de março de 2027, no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas (SP), com o tema Espaço e tempo na urbanização do século XXI.

O encontro reunirá pesquisadores de diversas áreas para discutir os processos e desafios da urbanização contemporânea, com destaque para as desigualdades socioespaciais, as periferias urbanas, a agricultura urbana, a ecologia política, as cidades médias, a reestruturação urbano-regional e a financeirização da produção do espaço. Segundo a organização, o simpósio pretende aprofundar as reflexões sobre os impactos do urbanismo neoliberal, o direito à cidade, a função social da propriedade, os processos de plataformização e as formas de resistência e mobilização social presentes nas cidades brasileiras.

A programação terá forte presença do INCT Observatório das Metrópoles, cujos integrantes, vinculados a diferentes Núcleos Regionais, estarão na coordenação de Grupos de Trabalho (GTs). Mais de dez membros da rede coordenam GTs sobre temas como agricultura urbana, agronegócio, periferias e favelas, grandes projetos urbanos, metropolização, produção imobiliária e turismo.

As novas datas são 16 de outubro de 2026, para a submissão de trabalhos, 30 de novembro de 2026, para a divulgação dos trabalhos aceitos pelo Comitê Científico, e 13 de dezembro de 2026, prazo final para a inscrição de pelo menos um dos autores dos trabalhos aprovados.

Mais informações: https://www.sisgeenco.com.br/eventos/simpurb/2027.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas