Terça-feira, 16 de Junho de 2026
Congressos

Colóquio Internacional «Camões Sem Fim» encerra comemorações do V Centenário no Real Gabinete Português de Leitura

Início: Fim: Países: Brasil

Estudos Clássicos, Literatura

Para assinalar o encerramento das comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, o Real Gabinete Português de Leitura promove, nos dias 22 e 23 de junho de 2026, o colóquio internacional «Camões Sem Fim». O encontro decorre entre as 10h00 e as 17h00, na Rua Luís de Camões, n.º 30, Centro, Rio de Janeiro. A entrada é livre e gratuita.

Organizado por Gilda Santos (UFRJ/RGPL), com o apoio institucional da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário de Luís de Camões, o colóquio reúne especialistas portugueses e brasileiros para uma reflexão multidisciplinar sobre a permanência da obra camoniana nas letras, nas artes e na memória cultural do espaço lusófono.

No primeiro dia, 22 de junho, o programa abre com uma intervenção de Ana Paula Tavares, escritora e Prémio Camões 2025, seguida de comunicações sobre a presença de Camões na arte do Brasil joanino, as relações entre Camões e Saramago, a Inês de Castro em Jorge de Sena e o topos biográfico da morte do poeta, com participação de investigadores da Universidade Aberta, da UFRJ e da Universidade de Lisboa, entre outras instituições.

No segundo dia, 23 de junho, as sessões abordam as Rimas camonianas e os seus novos leitores, a receção de Camões em O Ateneu de Raul Pompeia, o mundo dos cancioneiros, a presença do poeta nos palcos brasileiros e a análise de proposição e anti-proposição n'Os Lusíadas. O colóquio encerra com um recital do Conjunto de Música Antiga da UFF.

Mais informações em https://www.realgabinete.com.br/Agenda/col243quio-internacional-cam245es-sem-fim.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas