Marxismo negro e cidades orientam o debate do 12º Seminário Salvador e Suas Cores
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
A Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, sedia de 17 a 19 de novembro de 2026 o 12º Seminário Salvador e Suas Cores, que nesta edição propõe a pergunta "O que o marxismo negro tem a dizer sobre nossas cidades?". Artigos completos e pôsteres podem ser submetidos até 1º de outubro.
O seminário parte da crítica formulada pelo marxismo negro ao marxismo clássico, segundo a qual raça e capitalismo são dimensões indissociáveis da organização social. Nessa perspectiva, o racismo passa a ser entendido como princípio estruturador das desigualdades socioespaciais, e a cidade, como dispositivo de reprodução das hierarquias raciais. A proposta busca contribuir para um campo ainda emergente no âmbito da arquitetura e do urbanismo.
As submissões se organizam em três eixos: capitalismo racial e produção do espaço urbano; Tradição Radical Negra, insurgência urbana e direito à cidade; e afropessimismo, necropolítica e os limites da política urbana.
Estudantes de pós-graduação, profissionais, pesquisadores e professores podem submeter artigos, com uso obrigatório do template oficial. Os textos aprovados, apresentados oralmente e com inscrição paga, poderão integrar a Revista Salvador e Suas Cores (edição 2026). Estudantes de graduação participam como coautores de artigos ou submetem pôsteres de iniciação científica, extensão ou TCC, modalidade também aberta a recém-formados há menos de um ano. Os pôsteres terão exposição digital. A avaliação é cega, e os envios são feitos exclusivamente pela plataforma Even3.
Mais informações: https://www.even3.com.br/12-seminario-salvador-e-suas-cores-758846.


