Domingo, 25 de Agosto de 2019
Congressos

Áustria | II Congresso Formas e fórmulas de tratamento do mundo hispânico e luso-brasileiro

Início: Fim: Países: Áustria

Língua, Linguística, Chamada para trabalhos

A Universidade Karl Franzens de Graz (Áustria) recebe, nos dias 9 a 11 de junho de 2016, o II Congresso Formas e fórmulas de tratamento do mundo hispânico e luso-brasileiro, organizado por Célia dos Santos Lopes (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e de Martin Hummel (Universidade de Graz). O prazo para apresentação de propostas decorre até o dia 30 de setembro de 2015.
 
Apresentação
 
O volume Formas y fórmulas de tratamiento en el mundo hispánico, publicado por Martin Hummel, Bettina Kluge, María Eugenia Vázquez Laslop (2010), marcou um avanço no esforço de estimular o diálogo e de promover uma síntese dos resultados da pesquisa. No entanto, esse objetivo foi obtido ainda muito parcialmente na parte histórica e diacrônica. Além disso, é preciso situar as mudanças diacrônicas em contextos culturais claramente internacionais. O enfraquecimento de vos e a ascensão de usted(es) no mundo hispanofalante são melhor compreendidos se observarmos tanto vós quanto você(s) em português. O mesmo ocorre com o avanço do tuteo em muitos países a partir do século XX. Do ponto de vista variacionista, as tendências de conservação não faltam, convertendo-se, por vezes, em símbolos de mudança que marcam uma diferença de identidade, como no caso do vos argentino ou do ustedeo em Mérida (Venezuela), que se aproxima com a generalização de você no português brasileiro. Além disso, a sociolinguística variacionista sincrônica nos ajuda a reconstruir a evolução diacrônica, permitindo-nos, por exemplo, atribuir o justo valor às formas de tratamento informais que estão documentadas muito esporadicamente nos documentos da análise diacrônica.
 
O Congresso reflete o interesse metodológico que apresentam as perspectivas complementares que acabamos de esboçar:
 


  • A análise contrastiva do mundo hispânico com o luso-brasileiro.

  • A análise histórica e diacrônica do espanhol e do português.

  • A reconstrução diacrônica a partir da sincronia variacionista.


 
Esse Congresso de Graz deseja conservar o espírito democrático e aberto do precedente. Por essa razão, não haverá pesquisadores convidados ou outras pessoas de destaque. Essa situação nos permitirá providenciar ajuda financeira aos participantes que, de fato, a necessitem. Haverá também um comitê científico que será constituído por pessoas da área para avaliar os resumos submetidos. Paralelamente, vamos criar uma rede de comunicação com as pessoas que pensam em vir a Graz.
 
II Congresso "Formas e fórmulas de tratamento do mundo hispânico e luso-brasileiro"
Universidade Karl Franzens de Graz, Áustria
9 a 11 de junho de 2016

 
Apresentação de propostas
 
• Os resumos não devem ultrapassar 700 palavras, excluindo referências bibliográficas. Devem ser respeitadas as "perspectivas complementares" mencionadas. Não é preciso apresentar o resumo anonimamente, porque as avaliações podem ser injustas quando não se conhece a bibliografia individual. É importante especificar o interesse e o objetivo da pesquisa, os dados analisados, a metodologia e os resultados esperados, situando-os no estado da questão. Também serão aceitos os trabalhos teóricos ou de síntese.
• Línguas admitidas: espanhol, português, inglês
• Duração da apresentação: 20 + 10 minutos
• Prazo para envio dos resumos: 30 de setembro de 2015
• Notificação da aceitação da comunicação: 15 de dezembro de 2015
• Envio dos resumos: por favor, enviar a easychair
 
Informações e Contato
 
Martin Hummel, Katharina Gerhalter
Institut für Romanistik
Karl-Franzens-Universität Graz
Merangasse 70
8010 Graz, Austria
cfft2016@uni-graz.at
https://congreso-formas-de-tratamiento-2016.uni-graz.at/de/call-for-papers/portugues/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas