Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
Congressos

APSA celebra 30 anos com a 14ª Conferência Internacional na Princeton University

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Estudos Lusófonos, Estudos Portugueses

Princeton University, 22–24 de outubro, 2026
Tema Presidencial: Celebrar Comunidade: 30º Aniversário da APSA
 
Em virtude do 30º aniversário da fundação da American Portuguese Studies Association (APSA) em 2026, é oportuno que nos reunamos para celebrar as comunidades que criamos (e que nos criaram) ao longo do tempo. É também um momento propício, ainda que tardiamente, para celebrar os mais de 50 anos da independência dos países africanos lusófonos. Para isso, podemos refletir sobre as formas como promovemos um senso de comunidade na nossa prática pedagógica, numa época de crescente individualismo, e celebrar nossas tradições culturais e literárias, especialmente quando avanços tecno(i)lógicos e mudanças geopolíticas ameaçam o trabalho que realizamos.
 
Apesar de incontáveis desafios sociohistóricos, a noção de comunidade tem perdurado ao longo do tempo. Desde descrições centradas em comunidades políticas, passando por representações de comunidade como grupos culturalmente definidos ou, ainda, como organizações sociais espacialmente delimitadas, o que subjaz a ideia de comunidade é a busca por pertencimento. Em O espírito comum, Raquel Paiva defende que as comunidades modernas têm o poder de resgatar a solidariedade humana e a organicidade social; de fato, a socióloga entende a solidariedade comunitária como uma estratégia para se construir conhecimento e experiências de convívio.
 
Já se passou quase uma década desde que a APSA 2016 explorou o tema “Comunidades Incomuns.” Como a noção de comunidade evoluiu desde então? Que lições podemos aprender com as comunidades de resistência africanas e afrodiaspóricas, com as epistemologias comunitárias indígenas e com as teorias e práticas coletivas cuír e feministas? Seus saberes convidam a nos ancorar em materialidade partilhada; nos incitam a renunciar a abstração e a nos envolver eticamente com nós mesmos, com os outros e com o planeta. Ajudam-nos também a mapear estratégias para enfrentar os desafios do nosso tempo. O ato intencional de celebração, neste contexto, atua como ferramenta poderosa para expressar com alegria nossos valores partilhados e nos motiva a continuar a desenvolver o trabalho vital que fazemos.
 
Aceitamos apresentações que abordem a construção de comunidades na produção cultural luso-afro-brasileira de qualquer período; análises de diferentes formas de arte, gêneros literários e/ou disciplinas; e análises comparativas do mundo lusófono e de outras tradições culturais.
 
Possíveis tópicos para discussão incluem, entre outros:
 
  • O legado comunitário da APSA
  • Mais de 50 anos de liberdade e independência
  • Formação de comunidade na sala de aula e em programas de português
  • Epistemologias comunitárias indígenas
  • Celebração da vida negra e comunidades de pertença
  • Comunidades diaspóricas
  • Comunidades de cuidado
  • Coletivos literários de escritoras
  • Slams e batalhas de poesia falada
  • Narrativas de famílias escolhidas/formadas por afinidade
  • Visões utópicas e distópicas de comunidade
  • Comunidades imaginadas e teorias afins
  • Comunidades globais vs. locais
  • Comunidades para além do Estado-nação
  • Comunidades vs. individualismo
  • Comunidades literárias virtuais

Evento: 14ª Conferência da APSA
Quando: 22–24 de outubro, 2026
Local: Princeton University (Princeton, New Jersey)
Prazo para inscrição: 1º de abril de 2026
Inscrições e informações: Para participar da conferência precisa ser membro ativo da APSA, mas é possível enviar uma proposta antes de renovar/iniciar sua filiação. Para enviar uma proposta, por favor clique em um dos links a seguir:
  1. Propostas individuais (apresentações de 15 minutos)
  2. Proposta para mesa tradicional (3–4 participantes, 15 minutos por apresentação mais 20 minutos de perguntas e respostas)
  3. Proposta para mesa redonda (5–7 participantes, 6–7 minutos por apresentação mais 30+ minutos de perguntas respostas)

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas