Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025
Congressos

9.ª Conferência Internacional Gramática & Texto | GRATO 2025

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Didática, Letras, Língua, Linguística, Literacia

O Grupo Gramática & Texto do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa - CLUNL anuncia a realização da 9ª Conferência Internacional em Gramática & Texto – GRATO 2025, subordinada ao tema Desafios e Perspetivas em Gramática & Texto.

GRATO – Conferência Internacional em Gramática & Texto – é uma conferência bianual que reúne linguistas de diferentes quadros teóricos para discutir tópicos de morfologia, semântica, teoria do texto e análise do discurso, tendo em vista ligar e enriquecer mutuamente abordagens linguísticas, a partir de perspetivas sincrónicas e diacrónicas.

A Conferência terá lugar em Lisboa, na NOVA FCSH, de 11 a 12 de setembro de 2025, funcionando em formato híbrido.

A Conferência de abertura estará a cargo de Elena de Miguel (Universidad Autónoma de Madrid - Facultad de Filosofía y Letras).

Apela-se à submissão de propostas no âmbito da interseção da gramática, texto, questões de género e inovações tecnológicas.

As propostas de trabalhos a apresentar deverão incidir sobre um dos seguintes eixos temáticos:

  • Eixo 1 – Formas, construções e processos linguísticos: abordagens plurais e novas perspetivas em morfologia, semântica e análise do discurso;

  • Eixo 2 – Processos linguísticos e funcionamento dos textos: abordagens multidimensionais e interacionistas da análise e funcionamento de diferentes géneros de texto;

  • Eixo 3 – Gramática, texto e questões de género: análise das estruturas gramaticais e das construções textuais que perpetuam ou desafiam a noção de ‘género’;

  • Eixo 4 – Gramática, texto e novos desafios tecnológicos: inovações tecnológicas no âmbito da análise gramatical e textual e implicações (éticas e outras) daí decorrentes.

Neste formato, cada eixo temático contará com moderadoras/moderadores para dinamizar a discussão e o aprofundamento das propostas apresentadas, promovendo o intercâmbio de ideias entre as/os participantes e elaborando as respetivas sínteses.

Normas de Submissão

Os resumos deverão ter entre 300-500 palavras, com explicitação dos objetivos e quadros teórico-metodológicos convocados, bem como do eixo temático em que se insere a proposta e referências bibliográficas (máximo 5).

Os resumos devem ser submetidos através da plataforma EasyAbs (https://easyabs.linguistlist.org/conference/GRATO2025/) até 30 de abril de 2025

NÃO devem ser indicados os/as autores/autoras no ficheiro a submeter.

As comunicações terão a duração de 20 minutos, seguidas de 10 minutos de discussão.

Inscrições

As inscrições decorrerão entre 2 de junho e 30 de julho de 2025.

O pagamento, no valor de 80 euros (com desconto de 50% para estudantes), poderá ser feito através de:

  • Transferência bancária

IBAN: PT50 0018 000321419114020 13

Banco Santander Totta S.A. BIC/SWIFT: TOTAPTPL

Titular: FCSH – Univ. Nova de Lisboa

CIF / VAT number: 501559094

Morada: Av. Berna 26 C, Lisboa 1069-061

  • Paypal:

Enviar pagamento para a conta: dgfc@fcsh.unl.pt

Nos detalhes de pagamento, indicar “GRATO 2025 – NOVA CLUNL”. Seguidamente, por favor, remeta o comprovativo do pagamento para o seguinte endereço: grato@fcsh.unl.pt

Informações úteis

As línguas de trabalho da conferência são o português, o espanhol, o francês e o inglês.

Para mais informações, entre em contacto connosco através do endereço eletrónico grato@fcsh.unl.pt

Mais informações:

«GRATO 2025», Chamada de trabalhos, Calenda, Publicado quinta, 20 de fevereiro de 2025, https://doi.org/10.58079/13cdu

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas