Sábado, 26 de Setembro de 2020
Congressos

8º Seminário Nacional e 2º Internacional de Língua e Literatura em Passo Fundo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Letras, Língua, Línguas de Sinais, Linguística, Literatura, Português Lingua Adicional, Português Língua de Acolhimento

O 8º Seminário Nacional e 2º Seminário Internacional de Língua e Literatura, organizados pela Universidade de Passo Fundo, acontecem de 6 a 9 de outubro de 2020, em modalidade online. O português é a língua oficial do evento, contudo, serão aceitos resumos em inglês, espanhol, francês, italiano ou LIBRAS. O envio de resumos para os Simpósios Temáticos pode ser feito até 31 de agosto de 2020.

Conversas Remotas - 1ª. Circular

O Programa de Pós-Graduação em Letras e do Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo divulga o 8º Seminário Nacional e 2º Seminário Internacional de Língua e Literatura - Conversas Remotas, evento a se realizar na modalidade on-line, nos dias 06, 07, 08 e 09 de outubro de 2020. O evento tem o objetivo de promover a pesquisa científica nas áreas de estudos linguísticos e literários, com enfoque nas atividades discursivas promovidas em redes simbólicas de ação e envolvidas nas complexas relações entre linguagem e mundo, em um momento extremo da vida humana, quando o distanciamento coloca as sociedades tanto sob novas condições de existência, de contato e de comunicação, quanto sob a urgência de reavaliação de uma série de procedimentos humanos.

O tema do 8º. Seminário Nacional e 2º. Seminário Internacional de Língua e Literatura, “Conversas remotas”, configura-se muito mais por força de um contexto do que por uma linha teórica ou temática mais precisa ou rigorosa. Em tempos em que uma pandemia reorientou as demandas e as rotinas sociais e culturais, impondo uma nova ordem de como se vive, este evento pretende aproximar, via conversas remotas, os sujeitos envolvidos na complexidade dos estudos das linguagens. Em um momento específico, quando as redes redesenham relações, interessa fazer das interfaces digitais espaços fidedignos de diálogo. Se, na contemporaneidade das relações humanas, as tecnologias permitiram a proliferação de bolhas de verdades comuns e de veridicidades parciais, nas quais a linguagem se enquadra, a fórceps, em molduras ideológicas, o Seminário pretende, pela comunicação remota, promover o máximo de aproximação com o que atualmente se (re) interpreta nas áreas das letras e das demais ciências humanas.

As Conversas Remotas pretendem:

  • Ampliar as possibilidades de trocas de conhecimentos com pesquisadores e estudantes de Instituições de Ensino Superior nacionais e estrangeiras acerca dos estudos linguísticos e literários que vêm se desenvolvendo atualmente nas Instituições.
  • Fomentar, no âmbito do estudo das linguagens, a discussão de temas relevantes no cenário mundial, os quais contribuem para a compreensão dos fenômenos discursivos que marcam a experiência do homem em sociedade, principalmente, em um momento de pandemia ou de pós-pandemia.
  • Promover situações de diálogo entre as pesquisas acadêmicas na área das linguagens e o contexto educacional das escolas da Educação Básica de forma a garantir a troca de saberes e experiências concretas de ensino de língua materna, língua estrangeira, leitura e literatura.

Conferencistas confirmados até o momento:

  • Christelle Dodane (Université Paul -Valéry – Montpellier - França)
  • Leonardo Tonus (Sorbonne Université – Paris - França)
  • Patrick Charaudeau (Paris XIII (Université Sorbonne Paris Nord)
  • França Roberto Vecchi  (Università de Bologna – Bologna- Itália)

Sobre a submissão de trabalhos nos Simpósios Temáticos:

  • a) Serão aceitos trabalhos oriundos de pesquisas e estudos acadêmicos.
  • b) Todos os participantes que desejarem apresentar trabalhos em simpósios temáticos deverão enviar o resumo, via e-mail, para o coordenador do Simpósio, de 01 a 31 de agosto. Observar listagem dos simpósios com o nome e o contato do coordenador ao final desta Circular.
  • c) Cada participante poderá submeter apenas uma proposta de trabalho individualmente e/ou em coautoria.
  • d) O resumo pode ser submetido em português, inglês, espanhol, francês, italiano ou idioma brasileiro (LIBRAS), conforme tabela de simpósios abaixo. A apresentação deverá ser na mesma língua em que o resumo foi submetido.
  • O trabalho poderá ter até dois autores.
  • e) O resumo deve conter entre 200 e 300 palavras. Não é necessário incluir as referências bibliográficas.
  • f) No resumo, devem constar os seguintes elementos: título, temática, objetivo, marco teórico, corpus de pesquisa (quando for o caso), procedimentos metodológicos e possíveis/principais resultados e/ou implicações pedagógicas.
  • g) Ao final do resumo, devem constar as palavras-chave (de três a cinco), antecedidas da expressão “Palavras-chave”, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, na mesma fonte e tamanho do texto do resumo.
  • h) É exigida a presença de, no mínimo, um dos autores para apresentação do trabalho.
  • i) Todos os autores e coautores constantes do trabalho deverão realizar inscrição no evento e efetuar o pagamento, no prazo determinado, após o aceite, para confirmar sua apresentação. A taxa de inscrição para participante com comunicação de trabalho é de R$ 25,00.
  • j) Não haverá devolução do valor do pagamento da inscrição em caso de desistência da apresentação.
  • l) Receberão certificados somente aqueles que apresentarem seus trabalhos, em plataforma online, conforme o programa do evento.
  • m) A avaliação e seleção dos trabalhos será feita pela Comissão Científica do evento.
  • n) Cada trabalho aceito deverá ser apresentado num tempo máximo de 15 minutos, via plataforma Google Meet. O acesso à plataforma se dará por link a ser posteriormente divulgado. Todos os simpósios temáticos ocorrerão no turno da noite, do dia 06 ao dia 09 de outubro.

Mais informações na convocatória em anexo, pelo e-mail ppgletras@upf.br, e na página da Universidade de Passo Fundo.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas