Domingo, 28 de Abril de 2024

8ª Conferência de Pós-graduação de Chicago em Estudos Hispânicos, Luso-brasileiros e Latinxs

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Chamada para trabalhos, Estudos Latino-Americanos, Estudos Luso-Brasileiros

NorthwesternU – UChicago – UIC | Chicago, IL | 18 a 20 de abril de 2024

A discussão em torno da construção das identidades nas suas dimensões individual e coletiva, bem como pública e privada, tornou-se altamente relevante nos discursos sociopolíticos atuais. Com a ubiquidade da informação em rede, as distinções entre as esferas pública e privada estão tornando-se cada vez mais porosas e dinâmicas, enquanto o indivíduo e o privado se tornam cada vez mais visíveis, muitas vezes como formas de intervenção na vida pública.

Pensar a identidade como uma noção em constante de/re/construção, que tanto obedece como resiste aos sistemas hegemônicos de poder, permite-nos investigar as múltiplas manifestações estéticas, corporais, simbólicas e jurídicas através das quais a identidade é pensada e legitimada. Por sua vez, categorias de identificação como a raça, a sexualidade, o gênero e a filiação política são alguns dos pontos de partida possíveis para indagar as identidades em movimento. Finalmente, é fundamental pensar a identidade como um espaço de luta de sujeitos e comunidades minoritárias a partir do qual se articulam ativismos que sublinham as dimensões sociais, políticas e afectivas da identidade.

A partir destes eixos de análise e das suas intersecções, nós do Departamento de Espanhol e Português da Northwestern University, do Departamento de Estudos Hispânicos e Italianos da Universidade de Illinois em Chicago e do Programa de Estudos Hispânicos e Luso-Brasileiros da Universidade de Chicago, convidamos a pensar sobre identidades em movimento - dos centros às periferias, das unidades aos fragmentos, das permanências à transitoriedade, das linearidades às rupturas e vice-versa. Propomo-nos investigar estes movimentos multidireccionais e as suas dinâmicas, por vezes ambivalentes, mas sempre reveladoras de alternativas políticas, sociais e culturais.

Diretrizes para o envio de propostas

As propostas, com um máximo de 250 palavras, devem ser enviadas usando o formulário. Também serão aceitas propostas para painéis de 3 ou 4 palestrantes. As apresentações não devem exceder 15 minutos e podem ser feitas em espanhol, português ou inglês.

Modalidade da conferência

A conferência será presencial, com exceção de um número limitado de painéis remotos. A admissão aos painéis remotos será mais competitiva.

Informações de contato

Para perguntas ou solicitações específicas, entre em contato conosco por meio deste e-mail, gradchicagoconference@gmail.com, ou visite nosso site: https://gradchicagoconference.wordpress.com/

Link para a submissão de resumos: