Segunda-feira, 27 de Maio de 2019
Congressos

7º Encontro da ABRI ― Associação Brasileira de Relações Internacionais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Relações Internacionais

O 7º Encontro da ABRI ― Associação Brasileira de Relações Internacionais, ocorrerá de 23 a 26 de julho de 2019, no campus Coração Eucarístico da PUC Minas, em Belo Horizonte – MG. O evento terá como tema central “Atores e Agendas: Interconexões, Desafios e Oportunidades”.

O evento foi planejado para ocorrer em 4 dias para que possa acomodar todas as atividades previstas como painéis, mesas redondas, sessões especiais, minicursos, mostra de iniciação científica além de atividades como lançamentos de livros na área de Relações Internacionais e reuniões de grupos paralelos.

Chamada de trabalhos
   
Atores e Agendas: Interconexões, Desafios e Oportunidades

Impactada pelas significativas mudanças tecnológicas, econômicas, sociais e políticas em curso, a análise das relações internacionais do Séc. XXI, sem perder suas características de campo específico de conhecimento, expressa amplamente suas dimensões interdisciplinar e multidisciplinar  ao incorporar, cada vez mais, temas como "inteligência artificial", "megadados", "tecnologias disruptivas", "multiplexidade", "volatilidade", "ambiguidade", "incertezas", "complexidade" (complexity thinking)," complexo de regimes", "Antropoceno", "sistema internacional pós-humano", entre outros. Neste contexto, atores e agendas consolidadas se justapõem aos novos, gerando novas relações com o mundo político, grandes desafios à interpretação de eventos e processos, além de uma miríade de possibilidades de interconexões, recomposições de interesses e recursos de poder.

Assim, é possível que conceitos como ordem, hegemonia, autoridade, democracia, estrutura,  mesmo que mantenham valor heurístico, não sejam suficientes para o entendimento das transformações internacionais em curso. Neste contexto, importa aprender a navegar pelo sistema internacional, adaptar-se a cenários efêmeros, lidar com novos riscos e novas ameaças, bem como tornar efetivos arranjos que possam fornecer bens comuns, como  paz, segurança, liberdade, dignidade e sustentabilidade para todos.

Os esforços para se avançar em novas abordagens, questões e problemas, no estabelecimento de interconexões entre atores e agendas, poderão trazer renovados desafios e novas oportunidades ao fazer das Relações Internacionais. Tais desafios põem em tela a possibilidade de ampliação do campo de entendimento das teorias, das metodologias e dos fenômenos internacionais.

As áreas temáticas do 7º Encontro da ABRI são:

  • Análise de Política Externa;
  • Economia Política Internacional;
  • Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • História das Relações Internacionais e da Política Externa;
  • Instituições e Regimes Internacionais;
  • Segurança Internacional, Estudos Estratégicos e Política de Defesa;
  • Teoria das Relações Internacionais.

O processo de submissão das propostas de trabalho é totalmente on-line, via site. O prazo para submissão de propostas de trabalhos vai até 22 de março de 2019.

Nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho de 2019 serão apresentados os trabalhos selecionados para as modalidades de Painel, Workshop Doutoral e Mostra de Iniciação Científica, nos marcos do 7º Encontro da ABRI.

As propostas de trabalhos para apresentação em painéis, workshop doutoral e Iniciação Científica poderão ser enviadas em português, inglês ou espanhol.

Mais informações no site do 7º Encontro da ABRI.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas