Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019
Congressos

5º Seminário de Artes Digitais: "Projeções e Memória da Arte"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte Digital, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, TIC

Entre os dias 23 a 26 de Abril de 2019, em equipamentos do Circuito Cultural Praça da Liberdade (Belo Horizonte/MG - http://www.circuitoliberdade.mg.gov.br/pt-br/), acontece o Seminário de Artes Digitais de 2019. O congresso de arte, ciência e tecnologia alcança a sua 5ª edição e tem como tema geral "Projeções e Memória da Arte" consolidando-se como um evento internacional com membros em seu comitê científico composto por doutores de instituições do Brasil e do exterior. A participação de eminentes pesquisadores do exterior já vem ocorrendo desde a edição de 2017, sendo que o evento ocorre desde 2015 de modo ininterrupto mobilizando imensa rede nacional e internacional de grupos, instituições e redes de pesquisadores e artistas.

O 5º Seminário de Artes Digitais é organizado pelo Laboratório de Poéticas Fronteiriças (http://labfront.tk - UEMG/CNPq) a partir de comitê composto por membros de várias instituições (UEMG, CEFET-MG, UFSM, FAD/ICAT). A edição de 2019 é estendida e conta com o apoio de agências de fomento nacionais e diversos outros parceiros tais como grupos de pesquisa consolidados no país e no exterior.

As sessões plenárias e as conferências de nosso congresso trazem temas de áreas de interesse comum aos pesquisadores, professores e público participantes do evento (tais como Artes, Ciência da Computação, Engenharias, Ciências da Vida dentre outras).

A partir do tema de 2019, são aceites as inscrições de trabalhos de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Desse modo, será possível a participação ampla no Seminário a partir de inscrição de resumos em Grupos de Trabalho (GT) que foram estrategicamente induzidos e são afins com o campo das artes digitais.

Os GTs estão recortados em 4:

  • Universo lúdico (gameart, jogos digitais, outras mídias e educação)
  • Design, arte e interfaces (interfaces diversas, interatividade, design e educação, design e sociedade)
  • Imagem e tecnopoéticas: relações interartes, educação e tecnologia digital (poesia eletrônica, literatura digital, edição e tecnologia e outras poéticas tecnológicas)
  • Memória e tecnologias digitais (arquivos, acervos, museus, comunicação, educação e produção de conhecimento)

O Seminário de Artes Digitais de 2019 publicará Anais (digitais) com os trabalhos completos que deverão ser enviados conforme calendário (presente em: http://artesdigitais.art.br).

Datas importantes

  • Envio de resumo e outras propostas: até 11/02/2019
  • Envio de aceites: até 11/03/2019
  • Envio de trabalho completo: até 02/04/2019
  • Inscrição de apresentadores de trabalho: até 02/04/2019
  • Inscrição de ouvinte: até 24/04/2019
  • Entrega de certificado digital: até 10/05/2019

Mais informações no site do 5º Seminário de Artes Digitais.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas