5º Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
O Congresso Internacional “Literatura para Crianças e Jovens: Convergências entre Artes e Saberes” acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2024, de forma online e conta com a participação de grandes nomes da área de Literatura Infantil e Juvenil.
A literatura para crianças e jovens é um campo notoriamente dinâmico e multifacetado, que transcende as palavras impressas em um livro. Este campo não só captura a imaginação e o desenvolvimento intelectual de crianças e jovens leitores, mas também se entrelaça de forma profunda com diversas formas de expressão artística e conhecimentos de diferentes áreas. No contexto atual, em que a interconexão entre arte e saberes se torna cada vez mais relevante, o Congresso Internacional “Literatura para Crianças e Jovens: Convergências entre Artes e Saberes” emerge como uma plataforma indispensável para explorar e celebrar essas complexas interações.
Nosso objetivo central é destacar e aprofundar o diálogo interativo que a literatura estabelece com outras formas de arte e com diversos campos do saber, dedicando-se a explorar como a literatura não apenas reflete, mas também influencia e é moldada por uma rica gama de expressões artísticas e áreas do conhecimento. Examinaremos, por exemplo, como a literatura interage com as artes visuais por meio das ilustrações que enriquecem e interpretam o texto, como a música contribui com sua melodia e ritmo para a experiência narrativa, e como o teatro e o cinema oferecem novas dimensões interpretativas ao adaptar histórias para o palco e a tela. Além disso, discutiremos o impacto da literatura no desenvolvimento psicológico das crianças e jovens, sua capacidade de comunicar conceitos científicos de maneira acessível e sua função como ferramenta educativa para a compreensão de contextos históricos e culturais. Reunindo pesquisadores, autores, ilustradores, designers, educadores e mediadores de leitura, o congresso buscará revelar como essas interações multidimensionais não apenas enriquecem a literatura infantojuvenil, mas também criam um diálogo contínuo e enriquecedor entre arte e saber.
O V Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens: Outras Artes e Outros Saberes tem inscrição aberta para submissão de comunicações até 18/10/2024.
Informações: https://l1nk.dev/CICJPUCSP


