Segunda-feira, 06 de Julho de 2020
Congressos

40ª Conferência da Associação Portuguesa de História Económica e Social | novo prazo

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Economia, História

40ª Conferência da Associação Portuguesa de História Económica e Social
História Económica e Social: Passado, Presente e Futuro
Nova School of Business and Economics, Campus de Carcavelos
9 e 10 de Julho de 2021

 

Devido às circunstâncias excepcionais causadas pela crise epidémica da COVID-19, a Comissão Organizadora da 40ª Conferência da APHES decidiu adiar a data de realização da conferência. As novas datas escolhidas são 9 e 10 de Julho, e o local e o tema mantêm-se As propostas de comunicações e painéis já feitas serão consideradas para as novas datas se os proponentes assim o quiserem. Se não, poderão substituí-las por novas propostas.

 

A Associação Portuguesa de História Económica e Social faz 40 anos e a data é um bom motivo para fazer um balanço da evolução deste campo académico e das suas perspectivas futuras. A História Económica e Social teve uma grande evolução entre 1980 e 2020. Ao longo deste período, foi progressivamente alargando os seus domínios de investigação para além das antigas macro-narrativas em torno do crescimento económico ou dos conceitos de classe ou estatuto social. Embora esses temas continuem bem vivos, a agenda do campo académico da história económica e social estendeu-se a diversas novas dimensões: instituições, educação, desigualdade, empresas, género ou grupos étnicos. Ao longo deste processo, a disciplina foi estabelecendo pontes com outras disciplinas académicas ou abordagens, como a economia, a sociologia, a antropologia, os estudos ambientais ou a história cultural. Dada a natureza aberta do tema da conferência deste ano, convidamos todos os investigadores em história económica e social a candidatarem painéis ou comunicações individuais sobre os temas que estejam a desenvolver actualmente, de forma a ilustrar a riqueza temática que hoje define o seu campo académico. Como é habitual nas conferências da Associação, podem ser apresentadas propostas de comunicações ou painéis sobre qualquer período histórico.

Call for papers

As propostas deverão conter: 4 palavras-chave, um resumo (máx. 500 palavras) com indicação do tema, objectivos, enfoque teórico e sustentação empírica, bem como um CV de 300-400 palavras. As propostas de painéis deverão conter esta mesma informação para cada comunicação e autor. Devem incluir três comunicações e um moderador para a sessão proposta.
 

Mais informações: https://40aconferenciaaphes.weebly.com/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas