4º Encontro Ibero-Americano de Estudos Mayas
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Está aberta, até o dia 24 de novembro de 2021, a chamada de trabalhos e atividades para o 4o Encontro Ibero-Americano de Estudos Mayas / 4º Congresso Brasileiro de Estudos Mayas, a serem realizados em modo totalmente online, via internet, entre os dias 13 e 17 de dezembro de 2021. Sua página oficial é https://encontro.estudosmayas.net, e a chamada completa em português pode ser vista neste link.
Neste ano, com a realização do evento inteiramente através da internet, esperamos que mais investigadores lusófonos possam participar - atualmente, dentre os países lusófonos, apenas Brasil e Portugal estão representados no evento desde o seu início. Sabemos como é difícil se sentir "isolad@", e imaginamos que seja o caso de alguns, em todos os países lusófonos (inclusive no Brasil).
Nossa proposta, desde 2017, é reunir as pesquisas brasileiras nos Estudos Mayas, bem como dos países lusófonos em geral, da América Latina e lugares com pouca tradição nos estudos Mayas. O Encontro está aberto a todo tipo de participação, mesmo de acadêmicos que não pesquisam especificamente - ou nunca pesquisaram - Mayas, e também para além da academia, acolhendo contribuições que não se restringem às cátedras.
O Encontro Ibero-Americano de Estudos Mayas / Congresso Brasileiro de Estudos Mayas nasceu de um desejo, compartilhado por jovens pesquisadores de pós-graduação no Brasil, em fomentar e fortalecer as redes de investigação no campo dos estudos Mayas e dos estudos mesoamericanos, ainda bastante incipientes em língua portuguesa.
Este sentimento de isolamento e escassez de pesquisas é compartilhado em Portugal, na Argentina e em toda a América Latina para além das terras Mayas. Nosso primeiro propósito é, antes de mais nada, reunir os pesquisadores isolados, fomentar redes brasileiras e ibero-americanas a partir da realização de encontros itinerantes, em lugares em que até muito pouco tempo atrás jamais se imaginaria a realização de reuniões científicas sobre os Mayas.
Também por isto, estamos dispostos a acolher todo tipo de investigação que envolva os Mayas direta ou indiretamente, justamente para ilustrar quão diversa é a nossa própria produção sobre os Mayas e as possibilidades de estudos comparativos com os Mayas. Se existisse um tema para este Encontro, portanto, este seria a própria diversidade e flexibilidade dos estudos Mayas no século XXI, bem como o papel das redes para sua dinamização como um todo e o seu crescimento em países fora do eixo EUA-Europa em específico.


