Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Congressos

3º Workshop Internacional sobre Territórios Contestados

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Reino Unido

Chamada para trabalhos, Estudos Latino-Americanos, Workshops

3º Workshop Internacional em Territórios Contestados
Alternativas ao Desenvolvimento em Territórios Contestados na América Latina
29 e 30 de janeiro de 2020, Universidade de Sheffield


Os workshops sobre Territórios Contestados anteriores elaboraram como este conceito se concentra na produção e apropriação do espaço, em relação a conflitos culturais, econômicos, ambientais e espaciais que comumente se sobrepõem (workshop em Leeds, maio de 2019). Esses workshops também examinaram, sob a perspectiva da economia política, como a contestação de territórios está profundamente ligada à produção, circulação e consumo de valor (workshop em York, setembro de 2019). O próximo e último workshop, na Universidade de Sheffield, se baseará nos citados acima, explorando mais a fundo o conceito de Territórios Contestados através do foco em alternativas ao desenvolvimento.

O workshop vai focar na construção de alternativas ao desenvolvimento no contexto dos Territórios Contestados, focando não apenas nas revoltas sociais anteriores e recentes na América Latina, mas também na institucionalização das alternativas de desenvolvimento - por exemplo, nas constituições da Bolívia e do Equador - bem como em práticas cotidianas mais sutis, conscientes ou inconscientes, que questionam formas convencionais de desenvolvimento. Em particular, convidamos contribuições que abordem uma ou mais das questões a seguir:

  • Considerando a noção de alternativas ao desenvolvimento, como surgem abordagens inovadoras e em que contextos, em relação a Territórios Contestados na América Latina?
  • Quais são as diferenças entre articulações distintas de alternativas de desenvolvimento? Como podemos destacar e reconciliar tensões entre essas diferentes articulações e suas respectivas posições ontológicas e epistemológicas?
  • Como as alternativas de desenvolvimento estão sendo integradas aos sistemas legais e mecanismos de governança? Até que ponto e como as alternativas de desenvolvimento estão envolvidas de maneira diferente nos mecanismos de política e governança, por um lado, e por outro, nas práticas diárias que moldam, negociam e se apropriam de Territórios Contestados?
  • Quais abordagens epistemológicas, teóricas e metodológicas são necessários para tornar modelos populares de inovação científica, cultural, política e econômica visíveis, considerando a noção de alternativas ao desenvolvimento?
  • Quais são os limites para as alternativas ao desenvolvimento? Seriam estas apenas ‘alternativas ao desenvolvimento convencional’?
  • Quais são as convergências e divergências entre a retórica oficial sobre desenvolvimento e conhecimentos alternativos exemplificados no Pluriverso? Quais são as implicações resultantes para os Territórios Contestados?


Sobre o que é esta iniciativa?

Este workshop internacional é o terceiro evento ligado a um projeto colaborativo sobre Territórios Contestados, financiado pelo Consórcio Universitário White Rose e reunindo pesquisadores das Universidades de Leeds, York e Sheffield interessados em territórios rurais e urbanos na América Latina.

Organização e logística

Este é um workshop de dois dias que acontecerá nos dias 29 e 30 de janeiro de 2020 na Universidade de Sheffield. Não há taxas de participação a pagar, e refeições leves serão fornecidas durante o workshop. No entanto, não podemos oferecer auxílio de custo para viagem e acomodação (a não ser para os afiliados do projeto colaborativo e rede de pesquisa das Universidades de York ou Leeds).

Embora incentivemos a presença física no evento, sabemos que a viagem para um workshop no Reino Unido - especialmente partindo da América Latina - é bastante custosa. Desta forma, nós aceitaremos um número limitado de contribuições via Skype.

Submissão de resumos

Os resumos podem ser submetidos em Espanhol, Português ou Inglês, resumindo os objetivos do artigo proposto e explicando como esses se relacionam com as questões-chave abordadas nesta chamada. Os resumos não devem exceder 200 palavras e devem incluir os nomes, informações de contato e afiliação de todos os autores. Com base no método de contra-cartografia (veja por exemplo o “Isto não é um Atlas”), como parte do workshop, estaremos também produzindo um mapa colaborativo para visualizar nossas diferentes perspectivas sobre alternativas ao desenvolvimento dentro dos Territórios Contestados. Para isso, solicitaremos que cada participante traga um artefato (por exemplo, uma foto, pintura, poema, etc.) que ajudem a esclarecer a sua perspectiva no assunto. Será dada prioridade para doutorandos e pesquisadores em início de carreira, mas o evento é aberto a todos.

Submissão de resumos até 13 de dezembro de 2019 para development_alternatives_sheffield@outlook.com

Mais informações na chamada completa em anexo e no website: https://whiterose.ac.uk/event/contested-territories-3rd-international-workshop/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas