Sábado, 24 de Agosto de 2019
Congressos

3º Seminário Internacional da Rede TP3 - Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, França

Chamada para trabalhos, Património, Políticas Públicas, Turismo

3º Seminário Internacional da Rede TP3 - Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas
9ª Conferência Internacional da AsTRES
06 a 09 de novembro de 2019
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos — NAEA | Universidade Federal do Pará (UFPA)
Belém - PA, Brasil

 

O público alvo potencial envolve pesquisadores e profissionais de turismo e temas afins, que desenvolvem pesquisa e/ou projetos na temática de Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas, com interesse em elaborar propostas conjuntas de pesquisa e ações dela decorrentes, no âmbito da cooperação em rede, entre os grupos de pesquisa e universidades associadas às Redes TP3 (Brasil) e ASTRES (França), além de outras que possam ter ações de parceria com esse enfoque.

A estrutura do evento envolverá mesas redondas, 03 grupos de trabalho e reuniões técnicas e debates entre os membros das redes em foco, para a construção de propostas de pesquisa e cooperação França-Brasil nessa temática. Nesse sentido, algumas questões norteadoras serão no evento devem inspirar o debate ao longo do processo, para orientar a elaboração de projetos de cooperação e pesquisa entre os pesquisadores brasileiros e franceses associados:

  • Quais os temas de pesquisa prioritários na articulação entre Patrimônio, Turismo e Políticas Públicas?
  • Qual o papel, o significado e o impacto das políticas públicas dirigidas a patrimônio, em relação às tendências turísticas na sociedade contemporânea?
  • Quais os principais desafios para a integração de políticas públicas com esse enfoque?
  • Como reformular as políticas públicas de turismo no atual contexto sócio-econômico na França, no Brasil e, no plano global?
  • Como projetar cenários para a pesquisa e para a cooperação França-Brasil, na interface entre Patrimônio, Turismo e Políticas Públicas, no horizonte da Agenda 2030 e do Acordo de Paris?

No Brasil, as principais instituições que compõem o núcleo da Rede TP3 são a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, a USP - Universidade de São Paulo, a UNICAMP - Universidade de Campinas, a UFPA - Universidade Federal do Pará e, a UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (https://astrestp3.wixsite.com/astres-tp3).

Na França, as instituições envolvidas, envolvem Paris 1 e demais instituições articuladas à Rede AsTRES, uma rede de universidades e instituições de ensino superior, especializada em pesquisa e educação na temática do turismo na França (http://association-astres.fr/fr/).

Com base nesses antecedentes, são os seguintes os Grupos de Trabalho que deverão orientar os debates sobre as pesquisas em curso:

  • Turismo, Natureza e Cultura
  • Turismo, Patrimônio e Políticas Publicas
  • Turismo, Desenvolvimento e Políticas Públicas

Envio de resumos expandidos até 15 de julho de 2019, para os emails correspondentes aos GTs.

Os resultados da análise dos resumos será divulgado  aceitação até 01 de agosto de 2019.

Mais informações: http://www.naea.ufpa.br/45anos/index.php/eventos/view/RTP2019

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas