Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025
Congressos

2º Colóquio Internacional de Estudantes de Mestrado e de Doutoramento em Estudos Feministas / Estudos de Género / Estudos sobre as Mulheres

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Género, Ciências Humanas, Estudos Feministas

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) sedia o 2º Colóquio Internacional de Estudantes de Mestrado e de Doutoramento em Estudos Feministas / Estudos de Género / Estudos sobre as Mulheres, a ter lugar no dia 21 de outubro de 2016, subordinado ao tema: "We must all be feminists": O Feminismo ocupa Lugar. A chamada para comunicações está aberta até 30 de junho de 2016.
 
Depois de muitas décadas de ativismo pelas causas das mulheres e contra a discriminação de género, bem como de reflexão teórica e de estudos sobre as mais variadas questões que dizem respeito às mulheres e às chamadas minorias sexuais, os feminismos multiplicaram-se, percorreram caminhos extremamente diversos, adquiriram novos lugares de enunciação, novas formulações, novos conceitos, novos modos de ação plurais e muitas vezes contraditórios. Dos feminismos ditos radicais aos feminismos apelidados de mainstream ou incorporados pelo mercado e pelos media às reações mais ou menos agressivas dos diversos patriarcados, os feminismos certamente transformaram, à escala global, a forma de pensar as sociedades, tendo vindo a ocupar um espaço indelével na produção de conhecimento numa perspetiva amplamente transdisciplinar e no desenvolvimento de modos de intervenção pública e coletiva nos mais diversos domínios. Esta evolução pode e deve ser acentuada por uma autorreflexão e um debate sobre as conquistas e as derrotas, os percursos desenvolvidos e a desenvolver, os obstáculos enfrentados e as possibilidades abertas, o passado, o presente e o futuro de um campo do conhecimento e do ativismo cuja fertilidade é tão expressiva quanto a necessidade social e política dos seus fins.
 
Na sequência de um 1º Colóquio de Pós-graduação em Estudos Feministas, “Estudos Feministas: o Futuro do Passado”, que teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 2012, o Doutoramento em Estudos Feministas da Faculdade de Letras e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra convida estudantes de Mestrado e Doutoramento das mais diversas áreas, que trabalhem em temas relacionados com os Estudos sobre as mulheres, de género e feministas (EMGF), a participarem nesta reflexão, apresentando propostas de comunicação ou intervenções artísticas (performances, vídeos, mini-exposições, etc.) que se insiram globalmente nesta temática e/ou nalguma das linhas abaixo enunciadas. As propostas de comunicação, com um máximo de 2000 caracteres (incluindo espaços), e as propostas de intervenção artística, cuja descrição também não pode exceder os 2000 caracteres e deve incluir, consoante os casos, amostras de imagens ou vídeos, devem ser submetidas nesta plataforma, através deste formulário, até ao dia 30 de junho, impreterivelmente.
 
A decisão sobre a aceitação das propostas será comunicada até início de Setembro. As línguas de trabalho do Colóquio serão o português, o inglês e o espanhol.
 
Linhas temáticas
 
- teorias e epistemologias feministas
- géneros, sexualidades e discursos
- géneros, sexualidades e direito(s)
- géneros, raças e etnicidades
- economias feministas
- violências de género: representações e práticas
- as artes e a construção dos géneros e das sexualidades
- representações mediáticas dos géneros
- géneros e literatura
- género e religiões
- géneros e História
- géneros, nacionalismos e imperialismo- géneros, migrações e diásporas
- géneros e a construção do espaço: arquitetura e territórios
 
Mais informações e Formulário: http://www.ces.uc.pt/destaques/index.php?id=13876&id_lingua=1&via=ci

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas