Quarta-feira, 08 de Abril de 2026
Congressos

2.ª Jornada de Estudos Africanos — Homenagem a Noémia de Sousa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Estudos Africanos

2.ª Jornada de Estudos Africanos homenageia Noémia de Sousa em Florianópolis

O AYA Laboratório realiza, nos dias 5, 6 e 7 de maio de 2026, a 2.ª Jornada de Estudos Africanos, em Florianópolis, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e na Fundação Cultural BADESC. O evento tem como tema "Deixa Passar Meu Povo": anticolonialismo e imperialismo no tempo presente, em homenagem à poeta moçambicana Noémia de Sousa (1926–2002).

Figura central da literatura moçambicana, Noémia de Sousa mobilizou a poesia como forma de resistência ao colonialismo português e de afirmação das lutas coletivas do povo africano. A jornada destaca a relevância das epistemologias africanas e a potência da arte como prática política, articulando a obra da homenageada com os debates contemporâneos sobre colonialidade.

As submissões de trabalhos decorrem até 13 de abril de 2026, através do formulário disponível em forms.gle/Z2oYhEmxt6t3cSon9. Os resultados serão divulgados a 20 de abril, e os trabalhos completos devem ser enviados até 22 de junho de 2026.

Mais informações em ayalaboratorio.com/2-jornada-de-estudos-africanos.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas