Quarta-feira, 22 de Maio de 2019
Congressos

2º Encontro Anual de Economia Política: Escola de Inverno

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Economia

2º Encontro Anual de Economia Política: Escola de Inverno
Economia Política das Desigualdade
Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
31 de Janeiro de 2019

 

No âmbito do Segundo Encontro Anual de Economia Política, aceitam-se inscrições para a Escola de Inverno que será dedicada ao tema das desigualdades.

Esta Escola de Inverno propõe-se discutir as desigualdades sociais, reconhecendo o seu caracter multidimensional, ou seja, as dimensões de ordem económica, social, política ou cultural, assim como os seus impactos diferenciados na economia, sociedade e bem-estar humano, dependendo de contextos institucionais, históricos e geográficos específicos.

Trata a produção de desigualdades na Europa e na sociedade portuguesa, dando especial destaque às dinâmicas de precariedade laboral e de desemprego, e às manifestações de desigualdade económica entre mulheres e homens. Examina ainda as conexões entre desigualdade, bem-estar humano e desenvolvimento por via do impacto da educação e da saúde nas potencialidades humanas.

Finalmente, discute as políticas redistributivas quer do lado da despesa através das transferências sociais quer do lado da receita através do sistema fiscal, entre outras propostas de política de combate às desigualdades na sua multidimensionalidade.

​A Escola é composta por duas sessões, uma de manhã e outra à tarde. Cada sessão é dinamizada por dois docentes, em que os estudantes são incentivados a debater os temas tratados com os docentes. Para facilitar a discussão, os estudantes receberão antecipadamente uma sebenta com textos de apoio para cada sessão.​

Destinatárias/os

Estudantes de licenciatura, mestrado, doutoramento, e outra/os investigadora/es com trabalho nas áreas temáticas do curso. Potenciais interessados deverão enviar uma carta de intenções (1 página) para o email eaep2019@fe.uc.pt, apresentando-se e expondo a relevância da Escola de Inverno para a sua investigação, e que será utilizada na seleção da/os candidata/os.

Equipa docente

​​Carlos Farinha Rodrigues (ISEG, Universidade de Lisboa); Lina Coelho (FEUC, CES, Universidade de Coimbra); Nuno Ornelas Martins (Universidade Católica do Porto); Renato Carmo (ISCTE-IUL, ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa).

Local: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Data: 31 de Janeiro 2019

Valor da inscrição: 20 euros

​Os proponentes que se inscrevam na Escola de Inverno terão acesso à conferência, não tendo necessidade de fazer mais do que uma inscrição.

Datas Importantes

Envio de Propostas: 30 de Setembro 2018
Notificação de Aceitação: 31 de Outubro de 2018
Inscrição e Pagamento: 30 de Novembro de 2018

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas