Domingo, 28 de Abril de 2024

Início: Fim: Países: Brasil

Cultura, Língua

2ª Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola — CILPE
“Línguas, cultura, ciência e inovação”
Brasília, 16, 17 e 18 de fevereiro de 2022

O Programa Ibero-americano de Bilinguismo e Difusão da Língua Portuguesa da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) prevê a realização bienal da Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE), com o objetivo de contribuir para uma reflexão sobre estratégias para as duas línguas, considerando que formam o maior bloco linguístico pluricêntrico em expressivo crescimento.

A CILPE2022 decorrerá em formato híbrido, com sessões presenciais e participação, o que permitirá alcançar mais público, contribuindo para a circulação internacional das línguas e a projeção da região
no seu conjunto.

A Conferência utilizará o espanhol e o português como línguas de comunicação e debate.

Propõem-se os seguintes eixos para reflexão e propostas de ação:

• Eixo 1 – Ciência Plurilingue: o português e o espanhol na ciência;
  • Eixo 2 – Línguas, Tecnologia e Inovação;
  • Eixo 3 - Cultura, Diversidade e Inovação.

Nesta Conferência, além da OEI que a promove, a Comissão Organizadora integra o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, país anfitrião, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. I.P. e o Instituto Cervantes.

Mais informações no website da OEI.