15º Congreso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética (APCG)
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Argentina, Brasil
Data do Congresso: 12, 13 e 14 de outubro
Local do Congresso: Universidad Nacional de La Plata (Argentina)
Submissões de resumos: https://www.even3.com.br/congressoapcg2022/
Prazo para submissão: 30/06/2022
Pela primeira vez, o Congresso da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética (APCG) é realizado na cidade de La Plata como forma de tornar visível um diálogo entre dois centros onde a crítica genética francesa se desenvolve com múltiplos acentos. Adiada devido à emergência sanitária, em 2021 foi realizada uma reunião virtual da APCG: circulação da crítica genética no mundo contemporâneo.
Nesta ocasião, o Congresso será realizado principalmente de forma presencial, com algumas comissões operando remotamente. Em breve lançaremos uma segunda newsletter com mais informações sobre as diferentes formas de participação.
A Crítica Genética, originária da linha francesa, aterrissa na América Latina a partir da década de 1980. Desde então, o estudo da criação em suas mais variadas vertentes e suportes, se expandiu significativamente no continente latinoamericano. Neste congresso internacional da APCG, que pela primeira vez será realizado em outro país, na cidade de La Plata (Argentina) sob o título "A Crítica Genética em Portuñhol", torna-se visível o diálogo entre dois centros onde a crítica genética se alçou com múltiplos acentos. Também celebra aquilo que nos une enquanto pesquisadoras e pesquisadores, fortalecendo sobremaneira o vínculo entre os países.
Acreditamos que a diversidade de produção artística cultural da América Latina tem notória contribuição para a cultura mundial, e que tais predicados nos dão munição para explorarmos o universo da criação, discutir a criação como campo expandido, abordar as forças das representações e particularidades, e, sobretudo, analisar produções à luz da crítica do processo de criação.
Para tanto, convidamos pesquisadoras e pesquisadores a submeterem comunicações que valorizem a pesquisa em processo de criação desenvolvida por pesquisadoras e pesquisadores latinoamericanos. As contribuições podem ser escritas em português, francês, espanhol e inglês, e devem ser enviadas por meio desse site, de acordo com as normas para autores


