Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
Congressos

13.º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas — AIL | Roma 2020

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Itália

Chamada para painéis, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Lusófonos

O 13.º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL) decorrerá entre os dias 20 e 24 de julho de 2020 na Sapienza — Universidade de Roma. O primeiro prazo de inscrições encontra-se aberto até 31 de março.

A escolha de Roma e da Sapienza como sede do 13º congresso da Associação Internacional de Lusitanistas em 2020, decidida por ocasião da Assembleia Geral do 12º Congresso, pretende levar de volta para a Europa, depois dos congressos em Cabo Verde e em Macau, o maior e mais representativo conjunto de pesquisadores no âmbito da língua, das literaturas e culturas de expressão portuguesa.

A Sapienza — que é a Universidade com o mais alto número de alunos do mundo, depois da Universidade Autónoma de México, e ocupa um lugar de destaque em todos os rankings internacionais — vai juntar pessoas vindas de vários países, no intuito de fortalecer a presença dos estudos lusófonos, não apenas na Itália, mas em toda a Europa, contrastando, de modo emblemático, o descaso crescente com que as autoridades políticas do Velho Continente olham para a importância e o valor exemplar dos estudos portugueses e brasileiros — e em geral dos países da CPLP.

Os organizadores, nesse sentido, escolheram figuras emblemáticas, como Eduardo Lourenço, Agostinho Neto e Bertina Lopes (a artista moçambicana que viveu muitos anos em Roma), que irão ser homenageadas durante o congresso, junto com dois grandes autores brasileiros que lecionaram na Sapienza: Sérgio Buarque de Holanda e Murilo Mendes.

A Comissão Executiva do 13º Congresso, ao lado do Presidente da AIL Roberto Vecchi (da Universidade de Bolonha) e do Secretário Geral Vincenzo Russo (da Universidade de Milão), vai contar com a presença de Giorgio de Marchis (Universidade de Roma Tre) e de quatro professores da Sapienza: Sonia Netto Salomão, Simone Celani, Maria Caterina Pincherle e Ettore Finazzi-Agrò.

Convidamos as/os investigadoras/es interessadas/os a remeter propostas de comunicações e painéis que foquem qualquer questão relacionada com os seguintes âmbitos, desde que integrados na alargada área de investigação nos estudos lusófonos e apresentados em português:

  1. Ciências Humanas e Sociais
  2. Estudos de Cultura
  3. Linguística
  4. Literatura
  5. Teatro, Cinema, Música e Artes Plásticas
  6. Geografia
  7. História
  8. Antropologia e Filosofia
  9. Comunicação
  10. Ciências Políticas
  11. Direito
  12. Economia
  13. Turismo
  14. Estudos Interdisciplinares

Mais informações na Primeira Circular, em anexo, e no site do 13.º Congresso da AIL | Roma 2020.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas