Sexta-feira, 14 de Maio de 2021
Congressos

10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2021)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Galiza

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais

O Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) é um evento anual que reúne representantes da comunidade científica internacional a trabalhar em diversas áreas de investigação. O crescente sucesso das edições anteriores é um indicador importante de uma comunidade multidisciplinar, comprometida e de qualidade no contexto da investigação qualitativa.

O 10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2021) terá lugar de 13 a 16 de julho de 2021, em modo virtual (vídeo conferência). Pretende-se que o CIAIQ mantenha os indicadores de sucesso a cada nova edição, incentivando-se a submissão de artigos científicos que foquem diversos campos de aplicação na Investigação Qualitativa, desde a Educação à Saúde, Ciências Sociais, Engenharia e Tecnologia, entre outras, bem como uma visão transversal e holística, com a abordagem de diversas temáticas e dimensões da investigação. Conta com centenas de participantes de mais de 20 países, entre Portugal, Espanha e América Latina,  e inúmeros trabalhos publicados nas revistas associadas ao evento.

Campos de Aplicação:

Podem ser submetidos trabalhos cujos Campos de Aplicação abranjam as seguintes áreas:

  1. Investigação Qualitativa na Educação(ênfase nos processos de Investigação nas diversas áreas do Ensino Superior, Ensino básico, Avaliação, Currículo, Didáticas, Ensino de Ciências, Línguas, História, Tecnologia, etc.)

  2. Investigação Qualitativa na Saúde (ênfase nos processos de investigação nas áreas de Medicina, Enfermagem, Geriatria, Gerontologia, Psicologia, etc.)

  3. Investigação Qualitativa nas Ciências Sociais (ênfase nos processos de Investigação nas áreas da Comunicação, Artes, Linguística, Sociologia, Antropologia, Psicologia das Organizações e do Trabalho, Administração, Marketing, Gestão e Economia, Ciência Política, etc.)

  4. Investigação Qualitativa na Engenharia e Tecnologia (ênfase nas metodologias de suporte baseadas em computador e no software para investigação qualitativa e na investigação qualitativa nas áreas da Engenharia e Tecnologia, Sistemas de Informação e Educação em Engenharia)

Temáticas:

A) Fundamentos

  1. Fundamentação e Paradigmas de Investigação Qualitativa (estudos teóricos, reflexão crítica sobres as dimensões epistemológicas, ontológicas e axiológicas)

  2. Sistematização de estudos com Abordagens Qualitativas (revisão da literatura, integração de resultados, agregação de estudos, meta-análise, meta-análise qualitativa, meta-síntese, meta-etnografia)

  3. Investigação Qualitativa e Métodos Mistos (ênfase em processos de investigação que se apoiem em metodologias mistas mas com prioridade às abordagens qualitativas)

B) Operacionalização

  1. Tipologias de Análise de Dados (análise de conteúdo, análise do discurso, análise temática, análise de narrativas, etc.)

  2. Processos inovadores de Análise Qualitativa de Dados (desenho de análise, articulação e triangulação de diversos fontes de dados – imagens, áudios, vídeos)

  3. Investigação Qualitativa em Contexto Web (eResearch, etnografia virtual, análise de interações, corpus latent na internet, etc.)

  4. Análise Qualitativa com Apoio de Software Específico (estudos de usabilidade, user experience, impacto do software na qualidade de investigação e da análise)

A data limite para submissão de artigos é 7 de março de 2021.

Mais informações em: https://ciaiq.org/congresso-ibero-americano-em-investigacao-qualitativa/.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas