1º Congresso Internacional Afrofonia: literatura, ensino e pensamento 100 anos de Frantz Fanon
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
A “Primeira Semana de Estudos Africanos da Faculdade de Letras da UFJF e I Congresso Internacional Afrofonia: literatura, ensino e pensamento - edição 100 anos de Frantz Fanon” nasceram a partir da convergência de pesquisas sobre as literaturas africanas e suas diásporas, de docentes vinculados ao programa de pós-graduação PROFLETRAS - Mestrado profissional em Letras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora e ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. O congresso tem como propósito congregar professores universitários, pesquisadores e estudiosos de Literaturas Africanas e suas diásporas, a fim de divulgar as pesquisas acadêmicas e, também, aquelas aplicadas ao ensino. A primeira edição do congresso coincide com o centenário de nascimento do importante investigador da área, Frantz Fanon, a quem será dedicado ao menos um simpósio temático, palestras e mesas de debate. Outrossim, o evento tem em seu nome, “Afrofonia”, a reverberação da existência africana nos muitos espaços geográficos do globo e na presença desse continente no trabalho acadêmico e escolar, como forma de conscientização da contribuição dos povos africanos à História do mundo. A semana de estudos africanos e o congresso estão previstos para ocorrer entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025, na Faculdade de Letras da UFJF.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS -
CATEGORIA: COMUNICAÇÃO EM SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
Os simpósios temáticos que fazem parte da programação do evento se distribuem em eixos cujo objetivo é promover diálogos e discutir temas cruciais relacionados ao tema da Primeira Semana de Estudos Africanos da Faculdade de Letras da UFJF e Primeiro congresso internacional Afrofonia: literatura, ensino e pensamento 100 anos de FRANTZ FANON. As/os interessadas/os em apresentar trabalhos – comunicações orais – devem escolher o simpósio que melhor se adequa à sua pesquisa e enviar, via e-mail (primeirocongressoafrofonia@gmail.com), o resumo da proposta, entre os dias 17/06/2025 a 18/07/2025. Cada simpósio poderá acolher até 50 inscrições de comunicação. Os simpósios disponíveis para inscrição, bem como os valores para pagamento, encontram-se no final desta circular. Para mais informações, visitem o site oficial do evento: https://www.even3.com.br/primeira-semana-de-estudos-africanos-da-faculdade-de-letras-da-ufjf-e-primeiro-congresso-internacional-afrofonia-literatura-ensino-e-pensamento-100-anos-de-frantz-fanon-556164/ e a página Instagram : https://www.instagram.com/congressoafrofonia?igsh=MW5hdDFybzJzeDk1OQ==
- Os simpósios da Primeira Semana de Estudos Africanos da Faculdade de Letras da UFJF e Primeiro congresso internacional Afrofonia: literatura, ensino e pensamento 100 anos de FRANTZ FANON serão distribuídos entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025. Os dias, horários, locais (no caso de simpósios presenciais) e links (no caso dos simpósios online) dos simpósios serão estabelecidos pela comissão organizadora e divulgados em momento oportuno. 2. Podem submeter propostas de comunicações: mestrandos, mestres, doutoranda/os, doutora/es e professora/es de IES, do Brasil e do exterior. 3. Cada proponente poderá submeter apenas um resumo e escolher apenas um simpósio para apresentação de comunicação no Congresso. A única exceção refere-se a orientandas/os que inscreverem trabalho em coautoria com a/o orientador/a. Nesse caso, os nomes das/dos orientadoras/es poderão constar em mais de um trabalho, desde que tenham pago a taxa de inscrição. A comunicação pode ter até três coautorias. Todas/os as/os autoras/es que assinam a comunicação devem ter realizado o pagamento das taxas de inscrição no período previsto (entre os dias 10/08 e 31/08 de 2025), após o recebimento da carta de aceite por parte dos coordenadores dos simpósios temáticos. OBS: Só serão validadas as inscrições pagas dentro do prazo estipulado. O valor pago não será reembolsável.
Apresentação presencial ou online obrigatória
A apresentação dos trabalhos deve ser realizada exclusivamente pelos próprios autores ou coautores. Não será permitida a apresentação por terceiros. Somente receberão certificado aqueles que efetivamente apresentarem o trabalho de forma presencial (nos simpósios que aceitarão propostas na modalidade presencial) ou online (nos simpósios que aceitarão propostas na modalidade online).
Apresentações de coordenadores de simpósios:
Coordenadoras(es) de simpósios que desejarem apresentar comunicação deverão enviá-la por e-mail, para que suas propostas sejam devidamente consideradas na organização das sessões.
Publicação nos anais do evento
As comunicações apresentadas poderão ser publicadas nos anais do evento, desde que atendam aos critérios de qualidade acadêmica e sejam submetidas dentro do prazo estipulado, conforme as normas de publicação a serem divulgadas após o evento.
Publicação na revista Ipotesi
Os comunicadores/as poderão também submeter os trabalhos que serão apresentados à revista Ipotesi (Revista de Estudos literários - publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora), que está com uma chamada aberta até o dia 05/09/2025, com o tema: Poéticas da descolonização: o legado de Frantz Fanon para a literatura e as artes. Para mais informações, basta acessar o link: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi/index
Tempo e formato da apresentação:
Cada comunicação será apresentada em dia e horário previamente divulgados. A/o participante terá, em média, 15 minutos para a exposição, podendo utilizar recursos multimídia.
Critérios de avaliação e possibilidade de recusa:
As/os organizadoras(es) dos simpósios poderão recusar propostas de resumo que:
(I) excedam o limite de tamanho estabelecido;
(II) não se relacionem tematicamente com o simpósio;
(III) tenham sido submetidas por autores que enviaram dois ou mais resumos (iguais ou diferentes), para um ou mais simpósios;
(IV) contenham plágio;
(V) sejam consideradas de baixa qualidade acadêmica, especialmente em casos de número excedente de inscritos.
FORMATO DO RESUMO
O resumo deverá, obrigatoriamente, conter as seguintes informações:
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO ORAL O título deve ser escrito em caixa alta, utilizando a fonte Times New Roman, tamanho 14, e centralizado.
AUTOR(ES) e COAUTOR(ES) Informar o nome do autor, a sigla da instituição a que pertence e o endereço de e-mail.
INDICAÇÃO DO SIMPÓSIO TEMÁTICO Informar para qual simpósio temático a proposta será submetida
RESUMO
O resumo deve ser redigido em Língua Portuguesa, em parágrafo único, justificado, com no mínimo 250 e no máximo 350 palavras. O texto deve utilizar a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples. Deve apresentar, de forma clara e objetiva, os seguintes elementos:
• Objetivos da comunicação.
• Justificativa para a pesquisa.
• Metodologia utilizada.
• Referencial teórico adotado.
PALAVRAS-CHAVE Ao final do resumo, listar de três palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, que situem os conceitos principais e a área de estudo vinculada à comunicação.
• Formato dos Arquivos: Somente serão aceitos arquivos nos formatos pdf .doc ou .docx. Qualquer outro formato será automaticamente recusado
Prazo para envio das comunicações (PRAZO PRORROGADO ATÉ 28/07)
17/06/2025 a 28/07/2025 : Envio da proposta de comunicação via e-mail (primeirocongressoafrofonia@gmail.com) para análise dos coordenadores dos simpósios.
Análises das propostas (coordenadores dos Simpósios temáticos)
19/07 a 04/08.
Envio das cartas de aceite
05/08 a 10/08
Inscrição para apresentação de comunicação (após recebimento da carta de aceite)
10/08 a 31/08
Valores
Professores de instituições de ensino superior ou federal, pesquisadores e doutores:
80 reais
Estudantes de pós-graduação (mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos) 60 reais
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
SIMPÓSIO 1
MODALIDADE ON-LINE
Linguagem, artes, subjetividade negra e racismo epistêmico: por uma educação afrofônica
SIMPÓSIO 2
MODALIDADE ON-LINE
EPISTEMOLOGIAS DE ÁFRICA NAS LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS: RITOS, MITOS E RELIGIOSIDADES.
SIMPÓSIO 3
MODALIDADE ON-LINE
DOS DISCURSOS DA COLONIZAÇÃO: SUJEITO, HISTÓRIA E IDEOLOGIA
SIMPÓSIO 4
MODALIDADE ON-LINE
REPRESENTAÇÕES DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM MATERIAIS PEDAGÓGICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SIMPÓSIO 5
MODALIDADE PRESENCIAL
LITERATURA ANGOLANA: CAMINHOS E DESCAMINHOS EM DIÁLOGOS COM A HISTÓRIA.
SIMPÓSIO 6
MODALIDADE PRESENCIAL
THE NAMELESS BODY - A POESIA DE EDIMILSON DE ALMEIDA PEREIRA
SIMPÓSIO 7
MODALIDADE PRESENCIAL
ESTUDOS SOBRE EPISTEMOLOGIAS E SABERES NEGROS E INDÍGENAS NA FILOSOFIA, PSICOLOGIA E LITERATURA
SIMPÓSIO 8
MODALIDADE PRESENCIAL
REPRESENTATIVIDADE E ANTIRRACISMO NA INFÂNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DE TRABALHOS E PESQUISAS COM A LITERATURA INFANTIL AFRICANA E AFRODIASPÓRICA
SIMPÓSIO 9
MODALIDADE ON-LINE
JUDITH BUTLER E FRANTZ FANON: POLÍTICAS DE REIVINDICAÇÃO INEGOCIÁVEL DA VIDA DE MULHERES ATRAVÉS DA NÃO VIOLÊNCIA
SIMPÓSIO 10
MODALIDADE PRESENCIAL
A LITERATURA AFRO-ITALIANA E SUAS POSSIBILIDADES EPISTÊMICAS: OUTROS OLHARES PARA A ITÁLIA NEGRA
SIMPÓSIO 11
MODALIDADE PRESENCIAL
POÉTICAS DA DISSONÂNCIA: ENCRUZILHADAS ENTRE JAZZ E LITERATURA
SIMPÓSIO 12
MODALIDADE PRESENCIAL
LINGUAGENS, VIDAS E PRESENÇAS DOS TERREIROS
Para conferir os resumos dos simpósios temáticos, basta acessar o seguinte link:
https://drive.google.com/drive/folders/1dsqcd3nrxvrODzIiIhkZAhgrw88Ltsxe?usp=drive_link
ou o link na bio da página instagram: https://www.instagram.com/congressoafrofonia?igsh=MW5hdDFybzJzeDk1OQ=



