1º Colóquio Internacional "Gungunhana - Importância e Atualidade"
Países: Portugal
O primeiro colóquio internacional "Gungunhana - Importância e Atualidade" ocorrerá de 31 de outubro a 2 de novembro em Angra do Heroísmo, organizado pelo Instituto Histórico da Ilha Terceira (IHIT). Com o intuito de debater a figura histórica de Gungunhana e sua relevância na contemporaneidade, o evento reunirá especialistas de várias áreas e regiões, incluindo o escritor moçambicano Mia Couto. Este painel será uma das abordagens do colóquio para explorar diferentes visões sobre o colonialismo e a independência de Moçambique. Mia Couto também apresentará o seu livro A Cegueira do Rio, refletindo a importância de Gungunhana no imaginário moçambicano.
José Olívio Rocha, presidente do IHIT, reforça que o objetivo é abordar a complexa figura de Gungunhana, abordando-o tanto no seu contexto histórico quanto no impacto cultural. Assim, o colóquio trará um debate multifacetado sobre o último imperador de Gaza, deportado para a Ilha Terceira, e como o contexto histórico de sua vida se reflete no entendimento atual da história de Moçambique e de Portugal. Para José Olívio Rocha, o evento representa uma oportunidade de refletir sobre o colonialismo e as suas repercussões, incluindo o impacto sobre a cultura e os direitos humanos.
O evento terá início no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, com a presença de figuras como o presidente do IHIT, o presidente da Câmara de Angra do Heroísmo, Álamo Meneses, e a embaixadora de Moçambique em Portugal, Stella Pinto Zeca. No segundo dia, a programação segue no Núcleo de História Militar Manuel Coelho Baptista de Lima, onde será discutido o tema "Gungunhana e o Império de Gaza", moderado pela jornalista Sara de Melo Rocha, com participações de Mia Couto e especialistas como Abel Mazuze e Eric Morier-Genoud.
Para mais detalhes, consulte a notícia original aqui.



