Seminário Comemorativo: 10 Anos do Pós-Afro
Início: ⋅ Fim: ⋅ Países: Brasil
O Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro) do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) e Salvador, Brasil, realiza, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2015 o Seminário Comemorativo: 10 Anos do Pós-Afro.
Apresentação
Foi entre as áreas de Ciências Humanas, Belas Artes e Letras que se deu cultivo mais fértil, na UFBA, para a docência e pesquisa dedicadas a saberes afro-brasileiros e africanos. A fundação do CEAO, em 1959, proporcionou suportes estratégicos para a consolidação dessas redes de produção de conhecimento entretecidas a partir do interesse na variedade humana e na criatividade intercultural que caracterizam as sociedades diaspóricas, tais como aquela assentada em Salvador da Bahia.
Após a promulgação da lei 10639/03, visando institucionalizar a diversidade étnica negro-africana como fundamento pedagógico nacional, incrementaram-se interesses governamentais e acadêmicos dirigidos às problemáticas identitárias e suas multifacetadas implicações. Dessa correlação de saberes e poderes, deriva a abertura de horizontes para a reconstrução, educacionalmente mediada, de imagens e conceitos acerca de sujeitos, patrimônios e valores marcados por noções de africanidade, negritude, indigenismo, mestiçagem etc.
A constituição, em 2005, do Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos, possibilita abrir espaços e conexões de crucial importância para que essas forças renovadoras se incorporassem ao sistema de Pós-Graduação. Pioneira também é a atenção que o grupo fundador do Pós-Afro dirige às formas de pensamento coletivo e de intercâmbio metodológico pelas quais se reconfiguravam, à época, as fronteiras disciplinares e os paradigmas de reflexão e de aprendizagem.
No transcurso desses dez anos, jornada que este Seminário pretende avaliar comemorativamente, as equipes intelectuais congregadas no Pós-Afro vêm construindo e amadurecendo experiências na apropriação dos recursos interdisciplinares para operar releituras dos patrimônios das ciências humanas à luz da questão étnico-racial, bem como de novas angulações para os sentidos histórico-culturais da África e seus povos. Nesse intuito, ganham relevância, como práticas e parâmetros de análise, abordagens comparativistas e dialógicas, recortes multi-contextuais, pluralismo teórico e descentramento crítico.
Tais princípios gerais orientam os diferentes projetos, investigativos e pedagógicos, que compõem o ambiente Pós-Afro, buscando torná-lo um entrelugar universitário vocacionado para a produção renovada de conteúdos, inquirições e ideias sobre os fenômenos culturais, em especial sobre as identidades e alteridades afro-hifenizadas, em seus traçados nativos, brasileiros e latinos. (da página do Seminário Comemorativo)
Seminário Comemorativo: 10 Anos do Pós-Afro
9 a 11 de dezembro de 2015
Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO)
Pça. Inocêncio Galvão, 42 - Lgo. 2 de Julho, Centro
Salvador
+55 71 8748-2467
posafro@ufba.br
Programa e mais informações: http://www.posafro.ufba.br/
Visite a página Facebook do Seminário Comemorativo:
http://www.posafro.ufba.br/visite-pagina-facebook-do-seminario-comemorativo


