Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Publicações

The Postcolonialist | Aberturas pós-coloniais: horizontes da (des)colonialidade

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Reino Unido

Chamada para artigos, Arte, Ciências Humanas e Sociais, Cinema

A revista The Postcolonialist está com chamada aberta para a sua próxima edição, subordinada ao tema «Aberturas pós-coloniais: horizontes da (des)colonialidade». O prazo para apresentação de propostas decorre até ao dia 31 de março de 2016.
 
Apresentação
 
Nos últimos anos têm ocorrido mudanças críticas em todas as regiões pós-coloniais, forçando novas conceptualizações de relatos históricos, de narrativas nacionais e culturais e do discurso dos media, juntamente com uma (re)implantação e rejeição de tropos narrativos. As migrações maciças, as mudanças económicas e climáticas e o espectro da violência política, deram lugar a um discurso de crise. À medida que se pretende descompactar os debates atuais, a revista convida para a apresentação de textos que trabalhem com e contra os termos coloniais, pós-coloniais, e descoloniais; redesenhando assim os contornos dos atuais debates sobre o pós-colonialismo e os seus legados.
 
São encorajadas as propostas de trabalhos criativos, fotografia, pintura, ensaios e textos académicos, no intuito de explorar a intersecção das artes, dos media e dos projetos académicos.
 
The Postcolonialist recebe contribuições de diversas disciplinas e géneros. Enquanto a maioria das contribuições será em inglês, são bem-vindas as propostas em francês, espanhol e português. As obra de arte, entrevistas relevantes e fotografias são também bem-vindas, mas normalmente é enviada uma proposta inicial.
 
A proposta deverá incluir uma breve biografia, que deverá ser enviada separadamente, para facilitar a revisão por pares. Quanto à extensão, os contributos mais curtos podem ser de até 1.500 palavras, enquanto os artigos académicos podem ter até 6.000 palavras.
 
As áreas de interesse incluem, mas não estão limitadas a:
 
1. Arte e a sociedade (inclui literatura e cinema);
2. Género e participação política;
3. Educação;
4. Imigração e diáspora;
5. A sociedade civil e a cena internacional;
6. Os media e o Sul global;
7. Cidadania e identidade;
8. Idiomas, multilinguismo, e hierarquias idiomáticas;
9. Mercados emergentes.
 
A data limite para envio das propostas é dia 31 de março de 2016, para a editora Lara N. Dotson-Renta, no endereço: editorinchief@postcolonialist.com.
 
Confira a chamada na íntegra (em inglês) na página:
http://postcolonialist.com/featured/call-papers-postcolonial-apertures-critical-times-horizons-decoloniality/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas